Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/07/2021 às 16h25min - Atualizada em 20/07/2021 às 16h25min

Com avanço da vacinação, Uberlândia registra queda em internações e mortes de idosos

Hospitalização de pessoas com idade acima de 60 anos reduziu para 16% em junho; em janeiro, representavam 51% dos pacientes internados

DA REDAÇÃO
Uberlândia já tem mais de 400 mil doses aplicadas I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Seis meses após Uberlândia iniciar a vacinação contra a covid-19 na cidade, os reflexos positivos da imunização já podem ser verificados. Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica municipal, houve redução das taxas de internação e de mortalidade nos idosos.

Em janeiro, a taxa de internação dos idosos acima de 60 anos representava 51%. Com o avanço da imunização na cidade e a finalização do esquema vacinal na maior parte das pessoas dentro desta faixa etária, a taxa reduziu mais da metade, representando 16%.  Em relação aos óbitos nos idosos acima de 60 anos, a queda também é expressiva. Em janeiro, 76% das mortes eram de pessoas desta faixa etária e, hoje, esse índice é de 36%.  

“A redução tão considerável nas taxas de internação e dos óbitos nos idosos nos mostra que a vacina é a melhor aliada para vencermos a pandemia”, destacou o prefeito Odelmo Leão. Atualmente, o município já contabiliza mais de 400 mil doses aplicadas. Deste quantitativo, 99.854 são idosos ao menos com a primeira dose.

Para a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, a redução das taxas é a comprovação da eficácia da vacinação. “Todos os imunizantes são aprovados pela Anvisa e passaram por rigorosos testes para comprovar sua eficácia e seu perfil de segurança. Boa parte dos idosos receberam a vacina do laboratório Butantan (CoronaVac) e hoje podemos perceber o quanto foi importante no impacto para a sociedade, principalmente nos idosos. Isso mostra que vacina boa é vacina no braço”, finalizou. 

VACINAÇÃO CONTINUA
A Prefeitura de Uberlândia continua até sexta-feira (23) com a vacinação contra a Covid-19. Com as novas doses enviadas pelo Governo Estadual, o município finalizará o público em geral com 39 anos e começará a vacinar os com 38 anos. Também serão convocados o público que pertence aos demais grupos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e as pessoas que completam o prazo para a segunda dose.  A estimativa é aplicar 30 mil doses, sendo 10 mil para a primeira dose e 20 mil para a segunda.


VEJA TAMBÉM:
• Prefeitura de Uberlândia anuncia vacinação para faixa de 38 anos 
Uberlândia registra temperaturas na casa dos 5º C e ocorrências de geada



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90