Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/06/2021 às 14h15min - Atualizada em 17/06/2021 às 14h15min

Município inicia vacinação para 58 e 59 anos sem comorbidades, mas não tem calendário para demais grupos

Estado de Minas Gerais já tem uma previsão do cronograma completo de vacinação das pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades

FERNANDO NATÁLIO
Prefeitura abriu cadastro para vacinação de 50 a 59 anos no dia 10 de junho, mas ainda não há previsão I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Enquanto o Estado de Minas Gerais já tem uma previsão do cronograma completo de vacinação das pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades e outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, estão com a imunização deste grupo acelerada, Uberlândia começará a aplicar agora as doses de imunizantes contra a covid-19 nas pessoas de 58 e 59 anos sem comorbidades.  Ainda não há perspectiva para a vacinação das pessoas de 18 a 57 anos.
 
A Prefeitura abriu o cadastro para vacinação contra covid-19 para pessoas de 50 a 59 anos no dia 10 de junho. Mas, desde então, até esta quarta-feira (16), quando o Diário procurou o Executivo municipal para saber sobre a previsão de cronograma para imunização deste grupo de pessoas sem comorbidades, ainda não havia nenhum novo comunicado feito pelo município referente à vacinação deste grupo. A convocação das pessoas de 58 e 59 anos sem comorbidades veio horas depois do contato feito pelo Diário, no início da noite desta quarta.
 
Questionada pelo Diário sobre o cronograma para esta vacinação, a Prefeitura de Uberlândia havia informado apenas, por meio de nota, que “segue, rigorosamente, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, as normas técnicas e orientativas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde e avança na vacinação conforme disponibilização e distribuição de doses feita, respectivamente, pelos dois órgãos”.
 
CRONOGRAMA DO ESTADO
No Estado, o grupo completo de pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades já tem uma previsão de datas para serem imunizados contra a Covid-19. De acordo com previsão anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta terça-feira (15), as pessoas com idade acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina até outubro deste ano.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é a de que o grupo entre 55 e 59 anos receba a primeira dose ainda neste mês de junho; entre 50 e 54 anos, em julho; de 35 a 49 anos, em agosto; de 25 a 34 anos, em setembro; e de 18 a 24 anos, em outubro.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lembrou que esta escala foi feita com base na estimativa do governo federal para distribuição das vacinas aos estados.
 
OUTRAS CIDADES E ESTADOS
Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e em suas respectivas capitais (São Paulo e Rio de Janeiro), a vacinação contra a covid-19 chegou ao grupo de pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades nesta semana.
 
No estado do Maranhão, a vacinação contra o coronavírus para jovens sem comorbidades com menos de 30 anos já está ocorrendo. A Prefeitura de São Luís anunciou o cadastro para pessoas a partir de 25 anos para serem vacinadas na próxima semana. Na sexta-feira (11), foi iniciada a imunização de pessoas com 29 anos nas cidades maranhenses de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
 
E em Betim, no estado de Minas Gerais, estudantes com idade entre 12 e 14 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira (16), com o imunizante da Pfizer, que foi liberado pela Anvisa para esta faixa etária recentemente. As vacinas serão aplicadas em adolescentes da rede municipal que cursam o 7°, o 8° e o 9° ano da rede municipal.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90