05/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 05/06/2021 às 08h00min

Livro sobre perspectivas do desenvolvimento em Uberlândia será lançado em evento virtual

Obra de autoria do mestre e doutorando em economia Benito Salomão será referência sobre a realidade econômica e social do município e apresentará propostas para melhorias na cidade

FERNANDO NATÁLIO
Publicação foi dividida em três partes e mostra o desenvolvimento da cidade nos últimos 16 anos I Foto: Arquivo pessoal
Com quase 200 páginas que serão uma referência sobre a realidade econômica e social de Uberlândia, o livro Perspectivas de Desenvolvimento no Município de Uberlândia: Uma análise econômica, social e das finanças públicas, de autoria do mestre e doutorando em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Benito Salomão, será lançado na próxima quinta-feira (10), às 18h30, em um evento virtual que será transmitido no portal e redes sociais da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) - Facebook e Youtube.

Publicada pela editora da FAP, a obra foi dividida em três partes e, além de fazer uma análise do desenvolvimento da cidade nos últimos 16 anos, também apresenta propostas de reformas para melhorias no município e traça perspectivas para o futuro de Uberlândia. “É um material muito rico em dados, que faz um diagnóstico de Uberlândia sob o aspecto da economia local”, disse Benito Salomão.

Na obra, a primeira parte aborda aspectos macroeconômicos do país e um panorama da economia local, mostrando dados referentes ao fechamento de empresas na cidade, problemas do setor industrial, desenvolvimento social e evolução do trabalho informal. Na segunda parte, segundo o autor da obra, as finanças públicas do município ganham espaço. “Tem uma avaliação do Orçamento local nos últimos 16 anos, literatura sobre políticas públicas, dados sobre as receitas e despesas da Prefeitura e informações sobre a baixa capacidade dela em fazer investimento público, que tem impacto na geração de empregos na cidade”, explicou.

Ainda de acordo com Benito Salomão, a terceira parte, composta pelos capítulos finais, traz importantes propostas de reformas para melhorias do município. “Conta com métricas para elaborar melhor a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anua (LOA), mostra o mau desempenho da cidade na área educacional e expõe a importância do município voltar a ser polo regional de serviços, além de fazer um resumo dos assuntos apresentados no livro”, pontuou o autor do livro, cujo prefácio foi escrito pelo CEO da Algar, Jean Carlos Borges.
 
OBRA EM BIBLIOTECAS E LIVRARIAS
Segundo o autor da obra Perspectivas de Desenvolvimento no Município de Uberlândia: Uma análise econômica, social e das finanças públicas, ele está em tratativas com livrarias de Uberlândia para disponibilizar a venda física do livro. Enquanto isso, a obra já pode ser encontrada nas redes Amazon e Submarino para compra online, com preço popular de R$ 22,90.

“Além disso, estou em tratativas também para fazer doações do livro para a Biblioteca da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). E, na segunda-feira (7), levarei exemplares para a Biblioteca Municipal de Uberlândia”, informou Benito Salomão, que lançará a obra oficialmente na próxima quinta-feira (10), às 18h30, em um evento virtual que terá transmissão em tempo real no portal e redes sociais da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) (Facebook e Youtube).
 
MEDIADOR E DEBATEDORES
O encontro virtual de lançamento do livro terá a participação do mediador Stoessel Vinhas, empresário e ex-secretário de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia do município de Uberlândia, e dos debatedores Cristovam Buarque, ex-reitor da UnB (Universidade de Brasília) e ex-senador pelo Distrito Federal, e Cláudio Ferraz, professor da Vancouver School of Economics da University of British Columbia e da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

Junho tem abertura de mais de 30 turmas de cursos profissionalizantes em Uberlândia
Uberlândia tem 10 mortes e 237 novos casos da covid-19 nas últimas 24h

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »