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28/05/2021 às 12h01min - Atualizada em 28/05/2021 às 12h01min

Ramo de hamburguerias em Uberlândia cresce 50% durante a pandemia

Segundo a Abrasel, segmento foi o que mais cresceu em 2020 e 2021

BRUNA MERLIN
Brothers Hamburgueria foi inaugura em dezembro de 2020 e superou expectativa de vendas | Foto: Divulgação

Hoje, dia 28 de maio, é comemorado o dia de uma das comidas preferidas dos brasileiros e de todo o mundo: o hambúrguer. Com o passar dos anos, o lanche, que geralmente vem acompanhado com um refrigerante gelado e uma batata frita, se tornou cada vez mais famoso. O crescimento do setor é cada vez mais notório e, mesmo diante da pandemia, diversas novas hamburguerias foram inauguradas em Uberlândia.

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde o início da pandemia, o segmento de hambúrguer foi o que mais cresceu no ramo da alimentação, assim como o segmento de pizza e hot-dog. Em Uberlândia, a situação não foi diferente. 

 

“Muitas pessoas decidiram investir nesse setor e o número de hamburguerias na cidade cresceu em torno de 50% em 2020 e 2021”, disse o presidente da Abrasel em Uberlândia, Fábio Luiz Bertolucci.

 

Ainda de acordo com o representante da Associação, muitos fatores contribuíram para esse crescimento na quantidade de empreendimentos. O primeiro deles se trata das demissões em massa de muitos profissionais que viram uma oportunidade de investir em um negócio próprio.

 

“Muitas hamburguerias já consolidadas no mercado tiveram que reduzir o corpo de funcionários para o corte de gastos. Esses empregados tinham uma experiência com o produto e muitos decidiram investir em uma hamburgueria própria”, complementou.

 

Outro motivo está relacionado à oportunidade que o setor alimentício dá aos interessados. Apesar dos pesares, é um setor que não para e muitas pessoas viram a chance de ganhar uma renda extra ou até mesmo trocar de profissão. 

 

Fábio também destacou que a população começou a perceber que para começar uma hamburgueria não é necessário fazer grandes investimentos. “A produção de hambúrgueres, especialmente os artesanais e gourmets, não demanda de muitos funcionários ou de um espaço grande. Basta ter um pequeno espaço ou uma cozinha compartilhada, alguns equipamentos profissionais e, claro, insumos de qualidade”, frisou.

 

OPORTUNIDADE BATE A PORTA 

Em dezembro de 2020, a empresária Kamylla Vilarino Silva descobriu uma nova oportunidade profissional e as expectativas foram completamente superadas. Ela, que trabalhava como técnica de enfermagem, decidiu largar a profissão para investir em uma hamburgueria própria, a Brothers Hamburgueria.

 

De acordo com a empresária, ela e o marido sempre gostaram de fazer hambúrgueres em casa e experimentar diversas receitas. Juntando o útil ao agradável, eles decidiram juntos colocarem a mão na massa para vender hambúrguer em Uberlândia. 

 

"Buscávamos aumentar nossa renda e investimentos. Fizemos alguns cursos e colocamos em prática o que já sabíamos para começar a produzir os hambúrgueres”, ressaltou.

 

Mesmo com pouco tempo de atuação, Kamylla disse que o empreendimento está sendo um sucesso. Por enquanto, a produção é feita em um espaço montado e equipado na casa dela e a hamburgueria funciona apenas por delivery, mas a intenção é expandir o negócio para outro local.

 

“Nosso objetivo é continuar crescendo cada dia. Pretendemos conseguir um espaço melhor para conseguir receber os clientes e não atuar somente com o delivery”, explicou. 

 

EM TODOS OS CANTOS

Há quatro anos, José Henrique Dias Moura decidiu transformar o bar da família em uma hamburgueria, denominada de Chápeu Hamburgueria. Na época, o empresário teve a visão de investir em hambúrgueres artesanais e conquistou os moradores da região do bairro Luizote de Freitas onde o estabelecimento fica localizado.

 

“Não existia uma hamburgueria aqui perto que fazia esse tipo de produto. Sendo assim, agarrei a chance de poder aumentar ainda mais os nossos clientes que já frequentavam o bar”, afirmou.

 

Com a pandemia, o movimento que já era bom ficou melhor ainda. De acordo com José Henrique, o delivery permite que ele chegue a clientes de todos os bairros da cidade e a adesão está sendo muito boa.

 

“Meu objetivo sempre foi oferecer comodidade para meu cliente e isso foi ainda mais intensificado com a pandemia. É o nosso diferencial”, ressaltou. 

 

O comerciante concluiu dizendo que, apesar de todas as dificuldades atuais dos cidadãos, felizmente, as vendas da hamburguerias não caem significativamente. Ele acredita que o ramo irá crescer cada vez mais, trazendo mais espaço para novos empreendedores.


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