09/04/2021 às 15h00min - Atualizada em 09/04/2021 às 15h00min

Vacinação contra Influenza começa na rede particular e profissionais ressaltam sua importância

Mesmo durante pandemia, imunização da gripe deve ser feita; pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar 14 dias para receber outro imunizante

BRUNA MERLIN
Vacina protege contra H1N1, AH3N2, B Victoria e B Yamagata I Foto: PMU/Divulgação
Com a aproximação do inverno é necessário que a população se prepare para a circulação do vírus Influenza. Clínicas e laboratórios particulares de Uberlândia já iniciaram a campanha de vacinação contra a gripe e ressaltam sobre a importância da imunização mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o médico e gestor do laboratório Sabin, Fabrício Cazorla, a vacinação é capaz de prevenir vários tipos do vírus Influenza, principalmente o H1N1, que pode causar doenças pulmonares e respiratórias. O imunizante do laboratório, que age de forma quadrivalente, também protege contra AH3N2, B Victoria e B Yamagata.

“Com a chegada do inverno, em que temos um tempo bem seco e frio, esses vírus ficam mais fortes e mais transmissíveis. Eles são transmitidos de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir, ao falar ou por meio indireto, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado”, explicou.

Fabrício Cazorla ressalta que a vacinação contra a gripe é muito importante mesmo durante a pandemia. Para ele, a imunização previne outras doenças graves e diminui as chances dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias ficarem mais lotados do que já estão devido ao aumento no número de internações por causa da Covid-19.

“As pessoas estão muito preocupadas com a Covid-19 e, com certeza, precisam estar. Mas, elas não podem se esquecer das outras vacinas que também são essenciais para prevenir enfermidades graves e até mesmo letais”, complementou.

COVID-19
Em razão da vacinação da Covid-19, que está acontecendo simultaneamente com a imunização da Influenza, algumas orientações devem ser levadas em consideração. A primeira delas é que é necessário que haja um intervalo de no mínimo 14 dias entre um imunizante e outro.

De acordo com o gestor do Sabin, Fabrício Cazorla, o Ministério da Saúde (MS) indica que as pessoas façam esse intervalo por precaução e para que não haja reações. “Não há estudos que indiquem que uma vacina anula o efeito da outra, mas estamos trabalhando com essas orientações para que não haja problemas”, destacou.

Cazorla também disse que, caso a pessoa já esteja próxima de se vacinar contra a Covid-19, é melhor esperar os 14 dias, após a segunda dose, para receber o imunizante da Influenza. Mas é importante que a vacinação contra a gripe seja feita o quanto antes.

“É necessário, sim, esperar esse tempo, mas pedimos que a população não deixe para depois porque a Influenza também é algo sério”, disse.
Por fim, outra orientação indicada é que, caso a pessoa tenha se contaminado pelo coronavírus, é recomendado que ela espere até quatro semanas, a partir do 1º dia de sintomas ou do resultado positivo do PCR, para receber a vacina contra a Influenza.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Para levar mais segurança e conforto aos interessados em se vacinar contra a Influenza, algumas medidas estão sendo priorizadas pelo Sabin. Entre elas está o agendamento da aplicação para evitar aglomerações nas unidades do laboratório.

“Além disso, também estamos fazendo a vacinação domiciliar. Então, por exemplo, caso uma família inteira queira se vacinar, tem a disponibilidade de fazer em casa, trazendo mais segurança e conforto para todos”, continuou.

A Clínica Vacinas Santa Clara de Uberlândia também está ofertando serviços que oferecem mais segurança aos cidadãos durante a pandemia. Neste ano, a empresa disponibilizou as cinco unidades da cidade somente para a vacinação contra a gripe, conforme explicou o responsável, Alessandro Ribeiro Lemos.

“Também estamos atuando com a vacinação domiciliar por meio de agendamento e já aproveitando para realizar as imunizações de rotina em bebês e crianças em casa. É uma medida para que não haja aglomerações nas unidades”, explicou.

A clínica está disponibilizando ainda dois pontos de drive-thru para aqueles que preferem a comodidade de receber a dose dentro do carro. O serviço também precisa de agendamento e está funcionando no Pátio Vinhedos e Villa Viseu.

“Nossa intenção é oferecer opções para que as pessoas não deixem de se vacinar mesmo durante esse cenário de pandemia. É essencial que elas se imunizem contra a Influenza”, concluiu Lemos.
 
 
VEJA TAMBÉM:
Dados do Município indicam desaceleração do contágio por Covid-19 em Uberlândia

 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »