Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/04/2021 às 08h00min - Atualizada em 02/04/2021 às 08h00min

Uberlândia chega a 54 mil vacinados, 7,7% da população

Começa, nesta sexta-feira (2), a imunização de pessoas com 69 anos de idade

DA REDAÇÃO
Nesta quinta-feira (1°), a vacinação contra a Covid-19 teve continuidade no UTC I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Mais de 54 mil pessoas já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em Uberlândia. O total representa 7,76% da população da cidade. O percentual é menor que o verificado no país nesta quinta-feira (1°), que era de 8,78%. Os dados de Uberlândia, que apontam para 54.301 vacinados com a primeira dose, sendo que, destes, 17.603 já receberam a segunda dose também - totalizando 71.904 doses aplicadas de um montante de 96.808 doses recebidas -, fazem parte do Vacinômetro informado pela Prefeitura de Uberlândia.

Ainda de acordo com o município, a vacinação continua nesta sexta-feira (2), com destaque para o início da imunização dos idosos com 69 anos. Serão contemplados também idosos com idade acima de 70 anos. No sábado (3), será feita a conclusão dos idosos com 69 anos e início das pessoas com 68 anos. No domingo (4) será completado o grupo dos idosos com 68 anos e iniciada a faixa dos que têm 67 anos. E na segunda-feira (5) será finalizado o grupo dos idosos com 67 anos e iniciado o dos idosos com 66 anos. Serão convocados em torno de 4.300 idosos por dia.

A Prefeitura lembra, ainda, que só serão vacinadas as pessoas que receberam as mensagens de agendamento via SMS. Aquelas que ainda não foram avisadas, devem aguardar os seus agendamentos. O cronograma dos demais dias, bem como das próximas faixas etárias, será divulgado em breve, de acordo com o município.

Nesta quinta-feira (1°), a vacinação contra a Covid-19, realizada pela Prefeitura de Uberlândia, teve continuidade, quando foram imunizadas 3.836 pessoas. Com a primeira dose foram imunizadas 2.577 e com a segunda, 1.259. As aplicações ocorreram no drive-thru do estacionamento do Centro Administrativo Municipal e no ginásio do Uberlândia Tênis Clube (UTC). As aplicações contemplaram idosos que receberam a vacina no dia 11 de março e idosos com 70 e 71 anos de idade.

AGENTES FUNERÁRIOS E OS SEPULTADORES
Seguindo as orientações técnicas do Ministério da Saúde de vacinação do grupo prioritário dos trabalhadores da saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura incluiu também na atual fase de imunização os agentes funerários e os sepultadores. A medida visa proteger estes profissionais que também estão em contato direto com pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19.

Nesta semana a Prefeitura também ampliou os postos de vacinação. Além do sistema drive-thru, no Centro Administrativo, foram criados novos postos no UTC. Isto permitiu agilizar o cronograma, de acordo com o número de doses disponíveis. As aplicações são feitas por meio de agendamentos prévios, com envio de mensagens de texto pelo celular (SMS).

CONSULTA AO CADASTRO E AGENDAMENTO
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito pelo Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.

Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço online, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina, como 1ª ou 2ª dose, fabricante, além da data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

ALERTA
A Prefeitura de Uberlândia alerta, ainda, para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condições de comparecer por questão de locomoção ou outras no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que ficará responsável por marcar uma nova data para que a vacinação seja realizada da melhor forma. O número é 0800-940-1480.



VEJA TAMBÉM:
Uberlândia já teve mais de 1 mil mortes por Covid em 2021


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90