Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/03/2021 às 10h33min - Atualizada em 30/03/2021 às 10h48min

Prefeitura abre novo ponto de vacinação no Ginásio UTC e aglomerações são formadas

Imagens mostram que, sem drive-thru, idosos têm que ficar em pé na calçada; uma ambulância socorreu uma pessoa que teria passado mal no local

DA REDAÇÃO
Fila extensa foi registrada durante a vacinação na manhã desta terça-feira (30) | Foto: Reprodução/WhatsApp

A Prefeitura de Uberlândia abriu, na manhã desta terça-feira (30), um novo ponto de vacinação da Covid-19 no ginásio do Uberlândia Tênis Clube (UTC). Sem drive-thru, idosos tiveram que ficar em pé na calçada e imagens mostraram aglomerações na fila de espera.
 

A ampliação do local de vacinação faz parte do cronograma do Município. Devido à chegada de uma nova remessa com 24 mil doses do imunizante, nos últimos dias, a Prefeitura decidiu dividir os grupos que receberão a dose e ampliar os postos de aplicação. 
 

De acordo com o novo planejamento, 2.200 doses serão aplicadas em profissionais da saúde e idosos de 71 anos no sistema drive-thru que está montado no estacionamento do Centro Administrativo Municipal. Outros 1,2 mil profissionais da saúde e 1 mil idosos de 71 anos estão recebendo a imunização no UTC em duas entradas separadas:
 

  • Profissionais de saúde: entrada do UTC pela avenida Getúlio Vargas
  • Idosos de 71 anos: entrada do UTC pela avenida Cipriano Del Fávero

PROBLEMAS
O Diário de Uberlândia recebeu imagens que mostram uma extensa fila na calçada do UTC. Além da falta de distanciamento entre as pessoas, é possível ver idosos em pé aguardando para serem imunizados. As imagens também revelam uma ambulância do Município socorrendo uma pessoa que teria passado mal na fila. 

 

Uma pessoa que estava acompanhando a avó na espera pela vacinação disse ao Diário que aguardaram cerca de 1h na fila para receber a dose. “Chegamos era 8h20 e a minha avó foi vacinada cerca de 9h20”, explicou.



QUESTIONAMENTOS E POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para saber quais procedimentos estão sendo adotados para controlar a aglomeração no local. Além disso, foi questionado mais informações sobre o que aconteceu com a pessoa que foi socorrida. 
 

Por fim, o Diário perguntou sobre a decisão de abrir um novo ponto de vacinação sem drive-thru e porque locais que oferecem essa estrutura na cidade não foram escolhidos.

Por meio de nota, a Prefeitura de Uberlândia informou que, com a chegada da nova remessa de vacina contra a Covid-19, com 24 mil doses, está ampliando os pontos de vacinação na cidade. Com isso, foi disponibilizado para a população mais um ponto de vacinação no UTC, na entrada pela avenida Cipriano Del Fávero, para a vacinação de 1 mil idosos de 71 anos de idade cadastrados.

A Prefeitura reforça que a vacinação de idosos está sendo feita exclusivamente mediante agendamento prévio com confirmação do chamamento via mensagem de texto no celular (SMS). Portanto, todas as pessoas que tiveram o dia e horário de vacinação confirmados já estão com a aplicação de dose garantida. Para evitar a formação de fila, tanto no UTC quanto no drive-thru do Centro Administrativo, é importante que cada cadastrado esteja atento à data, ao horário e ao local informados na mensagem de confirmação.

A Prefeitura destaca ainda que este novo ponto no UTC está estruturado com 20 postos de vacinação para possibilitar a imunização de uma média de 120 pessoas por hora, público que pode ficar adequadamente acomodado dentro do ginásio. Orienta-se também que o idoso se atenha a apenas um acompanhante na fila. É preciso estar atento ao uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento entre as pessoas na fila.

Matéria atualizada às 14h15 para acréscimo de informações.

 



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90