25/03/2021 às 18h26min - Atualizada em 25/03/2021 às 18h26min

Festival Cenas Curtas terá presença de Alíbio Tavares

Ator e diretor uberlandense participa de bate papo ao vivo no YouTube no dia 28 de março

DA REDAÇÃO
Diretor apresenta espetáculo Todo Mundo quer Ser Dona Margarida | Foto: DIVULGAÇÃO/ JOAO CALDAS F.
Dentro da Programação do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG, que será realizado entre os dias 26 e 31 deste mês, um bate-papo virtual promete reunir artistas e público, no dia 28, às 19 horas, no YouTube. Todos os artistas selecionados para participarem do Festival estarão presentes numa live, que contará com a presença do ator e diretor de teatro, Abílio Tavares, uberlandense que reside na cidade de São Paulo-SP.

O encontro tem como objetivo falar sobre o desafio de criar e produzir arte em plena pandemia da Covid-19. “A nossa ideia é realizar uma integração entre os selecionados e também ouvir a experiência do nosso convidado Abílio Tavares”, destaca uma das organizadoras do festival, atriz e co-fundadora do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG que realiza do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia com a Escola Livre do Grupontapé.

Segundo Katia Bizinotto, a expectativa deste bate-papo é excelente. “Nós convidamos o Abílio Tavares para estar conosco, por ser um profissional natural de Uberlândia, mas que ganhou reconhecimento em outros estados brasileiros, e atualmente está com um espetáculo virtual, com sessões ao vivo, pelo YouTube. Um exemplo de profissional que se reinventou para continuar fazendo teatro neste período de pandemia no país”, destacou.

O espetáculo que Abílio Tavares apresenta na internet é Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?) no canal A Dona Margarida Oficial, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas. A temporada finaliza no dia 28 de março.

Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a “prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje”. Escrita em 1971, a peça combina elementos intensamente cômicos com elementos dramáticos. Essa releitura online que estreou em 2020 é o sétimo reencontro de Abílio Tavares, desde 1980, com o texto Apareceu a Margarida, agora com a direção do jovem estreante diretor Nicolas Iso.

Nesta montagem, o ator Abílio Tavares nomeou a peça como Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?) por flagrar nela uma espantosa atualidade. “Passados 50 anos, é como se a peça estivesse retomando a mesma força de quando foi escrita. A alteração no nome foi para enfatizar que hoje há muitas Margaridas autoritárias protagonizando a cena nacional”, reforça.

O ator também destaca que o título faz uma referência ao sucesso do espetáculo na história da dramaturgia brasileira, visto que ele recebeu mais de 400 montagens traduzidas para cinco idiomas em mais de trinta países. “De certa forma esta nova montagem da Margarida abre o cinquentenário da peça, que será comemorado em setembro de 2021”, destaca Abílio. O projeto tem direção de Nicolas Iso, pesquisa pedagógica de Paula Zurawski e consultoria sobre direção de arte de Marco Lima.
 
 FESTIVAL CENAS CURTAS
 O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia foi realizado em duas etapas pela primeira vez:  uma municipal e outra estadual.
 
Com a classificação do estado de Minas Gerais na “onda roxa” da pandemia da Covid-19, todas as apresentações serão virtuais, transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas. As inscrições estão abertas pela internet. 


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »