Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/03/2021 às 18h09min - Atualizada em 22/03/2021 às 18h09min

Prefeitura amplia vacinação para idosos de 71 anos em Uberlândia

Ampliação da faixa etária dos idosos foi possível porque o Ministério da Saúde liberou o estoque das doses recebidas para aplicação da primeira dose da vacina

DA REDAÇÃO
Vacinação continuará no sistema drive-thru I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
Com a autorização do Ministério da Saúde de liberar o estoque das doses recebidas para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia ampliará a faixa etária dos idosos que estão sendo imunizados. Com as 14 mil doses entregues disponíveis da última remessa, será possível contemplar os idosos com idade entre 71 e 75 anos.

Nesta semana a vacinação ocorrerá até domingo (28), com a imunização dos idosos de 75 até 72 anos. Na próxima semana, serão chamados os idosos com 71 anos. Para continuar garantindo segurança e comodidade, a vacinação continuará no sistema drive-thru, no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, das 8h às 18h.

Confira a programação:
 
Dias 23 e 24/3 – 75 anos 
Dias 25 e 26/3 – 74 anos
Dias 27 e 28/3 – 73 anos
Dias 29 e 30/3 – 72 anos e início de 71 anos

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, explicou que à medida que as idades vão decrescendo maior é o público a ser vacinado, por isso receber um quantitativo mais expressivo contribui para ampliar cada vez mais a faixa etária. “Estamos caminhando para idades que têm maior quantidade de pessoas. Atualmente, estamos vacinando cerca de 1.600 idosos por dia no drive-thru e esse número só vai aumentar daqui frente”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, dentro do cronograma também será contemplada a segunda dose dos idosos vacinados no início do mês. Na quarta-feira (31), serão chamados os idosos vacinados no dia 10 de março. Na quinta-feira (1ª), é a vez dos imunizados do dia 11 de março.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já imunizou 49 mil pessoas, representando 92,95% das doses que foram enviadas ao município. Nesta segunda-feira (22), foi finalizada 
a vacinação dos idosos com 76 anos. As informações sobre o andamento da imunização estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia.  Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

VACINAÇÃO DOS ACAMADOS
Além da vacinação do drive-thru, também será possível dar continuidade à imunização dos acamados, conforme cronograma. A vacinação deste público será na sexta-feira (26).

A coordenadora reforçou que o critério do acamado é aquele restrito ao leito, ou seja, impossibilitado de andar ou com mobilidade restrita e dependente. “Caso o idoso não esteja nesta condição de mobilidade, é muito importante aproveitar a ação do drive-thru. Se o cadastro do idoso está como acamado, mas é possível trazê-lo garantindo o seu bem-estar, basta entrar no cadastro e desmarcar a opção acamado”, afirmou.

CONSULTA AO CADASTRO E AGENDAMENTO
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”. Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.

Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço online, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou outros motivos no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que ficará responsável por marcar uma nova data para que a vacinação seja realizada da melhor forma. O número é 0800-940-1480.



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90