Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/02/2021 às 07h30min - Atualizada em 19/02/2021 às 07h30min

Mais de 4 mil pessoas já receberam a segunda dose da vacina em Uberlândia

Profissionais de saúde são maioria entre os vacinados na cidade; campanha continua nesta sexta (19), com idosos

IGOR MARTINS E BRUNA MERLIN
No fim de semana, cerca de 3,5 mil idosos foram vacinados contra a doença I Danilo Henriques/Secom/PMU
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já aplicou 16.893 doses da vacina contra a Covid-19 em Uberlândia. De acordo com o painel do Vacinômetro, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 12.075 imunizantes da primeira dose foram aplicados, enquanto que 4.818 pessoas já foram imunizadas com a segunda. O levantamento leva em consideração a última atualização da secretaria, que ocorreu na quarta-feira (17).
 
Conforme consta no painel indicativo, aproximadamente 452 idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) receberam a primeira dose da vacina e 396 já receberam a segunda. Além disos, a cobertura vacinal no município também atingiu pessoas com deficiência em residências inclusivas, sendo que 59 pessoas deste grupo receberam a primeira dose do imunizante e duas pessoas receberam a segunda.
 
No último fim de semana, a Prefeitura de Uberlândia deu início à vacinação dos idosos que estão acima dos 87 anos. A imunização do grupo aconteceu com parte das doses que chegaram na última remessa enviada pelo Governo de Minas Gerais. Utilizando o sistema de drive-thru, as equipes de saúde imunizaram mais de 3,5 mil idosos durante três dias de trabalho.
 
Seguindo o plano municipal de vacinação, o grupo com maior índice de vacinação na cidade até o momento são os profissionais de saúde. Cerca de 11.474 pessoas do grupo prioritário já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 4.420 profissionais que atuam na linha de frente já tomaram a segunda dose do imunizante.
 
A técnica em enfermagem Sabrina Dias de Melo Souza já recebeu as duas doses da vacina contra o coronavírus. Ela recebeu a primeira no dia 1º de fevereiro e a segunda na terça-feira (16). Em conversa com o Diário, a profissional da saúde, que atua na linha de frente contra a Covid, falou que está aliviada após ter sido imunizada.
 
“Tenho um sentimento de gratidão, estou muito feliz por estar imunizada. É um alívio muito grande saber que estamos prestes a sair disso, mas o coração ainda fica apertado em ver que muita gente está morrendo e sendo internada”, disse.
 
Em outubro, Sabrina testou positivo para a Covid-19. Segundo ele, os sintomas apresentados foram dor de cabeça e no corpo, perda de paladar e olfato. A vacinação, segundo ela, é importante para que os riscos de contaminação pela enfermidade sejam reduzidos. Mesmo assim, a técnica em enfermagem explicou a importância de seguir com os cuidados sanitários necessários.
 
“Ter sido vacinada foi muito bom para que eu não seja contaminada novamente, até porque moro com meus pais que ainda não foram vacinados. Além disso, eu tenho contato com diversos pacientes todos os dias. Mesmo vacinada, os cuidados ainda são primordiais, porque posso contagiar mesmo não pegando. Distanciamento e uso de máscara em todos os locais. É muito importante que as pessoas saibam que, mesmo 100% vacinadas, as medidas de segurança devem continuar”, explicou a profissional de saúde.
 
COBERTURA VACINAL
Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira comentou sobre a adesão à vacinação em Uberlândia. Segundo ela, os grupos prioritários têm demandado o Município através do cadastramento no portal da Prefeitura.
 
“Nós temos uma excelente adesão aqui na cidade. As pessoas estão comparecendo. É claro que existem algumas situações de não comparecimento no horário agendado, mas a gente até pede para que as pessoas fiquem atentas ao horário para não aglomerações, não termos filas. Mas nós não impedimos a vacinação em caso de não comparecimento”, detalhou à reportagem.
 
De acordo com Cláubia, os grupos prioritários têm demonstrado grande ansiedade para receber as doses do imunizante, o que não atrapalhou o andamento do plano de vacinação no município. A reportagem questionou sobre a chegada de novas remessas de vacina em Uberlândia, mas a servidora disse que a Prefeitura ainda não recebeu novas informações do Estado.
 
CADASTRAMENTO
Toda a imunização contra a Covid-19 no município ocorre mediante cadastramento prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”. A vacinação será realizada de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

O aviso com o horário do agendamento será enviado por mensagem de texto no celular (SMS). Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado.
 
A Prefeitura alerta para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina, documento pessoal e, nos casos dos trabalhadores da saúde, comprovante de atuação ativa na rede de saúde.



VEJA TAMBÉM:

Uberlândia entrará na fase rígida do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades


Profissionais da UFU rebatem cobranças feitas pelo prefeito ao HC-UFU

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90