Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2021 às 08h00min - Atualizada em 13/02/2021 às 08h00min

Município disponibiliza apresentações de selecionados pela Lei Aldir Blanc

Projetos de artistas podem ser conferidos no ‘Cultura em Casa’, no Portal da Prefeitura de Uberlândia

DA REDAÇÃO
Em Uberlândia, mais de 500 artistas foram selecionados para receberem recursos da Lei Federal Aldir Blanc | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

As apresentações culturais de projetos aprovados em editais municipais para receberem recursos da Lei Federal Aldir Blanc estão disponíveis ao público por meio da plataforma online “Cultura em Casa”, no Portal da Prefeitura de Uberlândia. Para conferir cada atividade, basta clicar em “Programação de apresentações - Lei Aldir Blanc”.

A disponibilização dos materiais artísticos na plataforma é uma forma de dar notoriedade às manifestações artísticas desenvolvidas em meio a um cenário, marcado pela pandemia da Covid-19, em que a internet foi a principal ferramenta de trabalho para diversos segmentos. Para Carlos Fernando Oliveira Santos, proponente do projeto “A Cultura Étnica da Juventude Negra”, a divulgação viabilizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, amplifica o acesso à arte.

“É muito importante essa visibilidade ampliada, esse alcance obtido com a divulgação no Portal. A nossa proposta foi possibilitar à sociedade um olhar diferente das histórias da juventude negra, a valorização da identidade negra trazendo, através da roda de conversa, suas concepções entrelaçadas às suas relações culturais afro”, frisou o artista.
 
AÇÃO EMERGENCIAL
Batizada de Lei Aldir Blanc, a lei federal nº 14.017 foi sancionada em junho do ano passado como uma ação emergencial voltada ao setor cultural em meio à calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

A iniciativa possibilitou que os municípios abrissem editais para que artistas locais pudessem captar recursos para incentivo às produções e atividades artístico-culturais por meio de dois tipos de ações: uma que proporcionou o pagamento de subsídio mensal a 105 espaços artísticos culturais e outra que contemplou projetos culturais e bolsas de estudo para o segmento.

Em Uberlândia, foram abertos quatro editais e mais de 500 artistas foram selecionados no ano de 2020 para receber o auxílio financeiro por meio da análise do Conselho Municipal de Política Cultural e do Comitê Gestor Municipal das Ações Emergenciais da Lei Aldir Blanc. A banda Black Jack 21 também está entre os beneficiados e teve condições de gravar um EP contendo quatro músicas autorais.

“Nós, felizmente, tivemos acesso ao recurso. No total, cinco músicos do grupo foram beneficiados, pessoas que vivem disso. Só temos a agradecer pela maneira dinâmica do repasse do auxílio”, ressaltou Mauricio Winckler, integrante da banda.

Para conferir as apresentações, acesse o Cultura em Casa no Portal da Prefeitura.



VEJA TAMBÉM:

• Estado cria comissão para monitorar setor de eventos


Livro traz reflexão sobre retomada das escolas

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90