Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2021 às 08h00min - Atualizada em 04/02/2021 às 08h00min

Espaços culturais retomam atividades presenciais em Minas

Medida é válida para cidades que seguem o Minas Consciente; como Uberlândia não segue o programa, não há novidades sobre a retomada do setor na cidade

DA REDAÇÃO
Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, retoma atividades nesta quinta-feira (4) | Foto: MTur/Pedro Vilela

Em sua terceira fase, o programa Minas Consciente liberou a abertura de espaços culturais e o funcionamento dos serviços turísticos em todos os municípios que aderiram ao plano, desde que sejam obedecidos rígidos protocolos sanitários e de segurança. Sendo assim, espaços culturais sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) estão autorizados a reabrir ao público e ofertar programações presencialmente a partir de fevereiro.

Como Uberlândia não segue as recomendações estabelecidas pelo programa estadual, ainda não há novidades sobre a retomada do setor na cidade. Já com relação ao Minas Consciente, que teve novas medidas anunciadas na última semana, foi permitida a retomada dos setores cultural e turístico, que estão entre os mais afetados pela crise causada pela pandemia da Covid-19.

De acordo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, a medida vem trazer alento para as cadeias produtivas de ambos os segmentos, além de fortalecer o Sistema Estadual de Cultura e Turismo.

“A arte, a cultura e o turismo têm vivido uma antítese. Ao mesmo tempo em que são os setores mais atingidos pela pandemia, eles vêm proporcionando conforto e entretenimento a uma sociedade praticamente isolada. Chegou a hora de retomarmos essas atividades, contribuindo para gerar emprego e renda aos profissionais, movimentando a economia. Visitem nossos museus, que estão reabrindo suas portas, sem esquecer, claro, dos protocolos de segurança sanitária que vão resguardar a saúde de todos”, disse o secretário.
 
CIRCUITO LIBERDADE
Em Belo Horizonte, alguns equipamentos culturais que têm gestão da Secult e que integram o Circuito Liberdade já estão programando o retorno de suas atividades presenciais. A partir desta quinta-feira (4), o Museu Mineiro, o Museus dos Militares Mineiros e o Centro de Arte Popular já estarão abertos para visitação. O Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais ainda não reabriram ao público, uma vez que não se enquadram nas atividades "museus, galerias de arte e exposições".

Entre demais equipamentos culturais do Circuito, o CCBB e o Centro Cultural Minas Tênis Clube já estão abertos. O MM Gerdau, o Memorial Minas Vale, o Espaço do Conhecimento UFMG, a Escola de Design UEMG e o BDMG Cultural seguem fechados, mas com programação virtual. A Casa Fiat de Cultura e a Academia Mineira de Letras também estão fechadas para o público, mas oferecem programações virtuais inéditas.

Na Fundação Clóvis Salgado, as galerias do Palácio das Artes e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais também reabrem na quinta-feira (4).
 
MUSEUS DO INTERIOR
A quinta-feira (4) também marca a retomada das atividades presenciais nos museus e centros culturais sob administração da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) no interior do estado.

O Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, a Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, e o Museu Casa Alphonsus Guimaraens, em Mariana, estão preparados para receber visitações.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) reabre na sexta-feira (5) e o Museu do Crédito Real, localizado em Juiz de Fora, permanecerá fechado para readequação da exposição de longa duração.
 
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
A atualização do Minas Consciente permite que os equipamentos culturais possam ofertar suas programações presenciais em todos os municípios que aderiram ao plano. Independentemente da onda em que o município estiver classificado, porém, é necessário seguir as medidas de distanciamento e os protocolos sanitários definidos pelos órgãos de saúde.

Na Onda Vermelha, por exemplo, são permitidos eventos para até 30 pessoas, com 10 m2 de distanciamento; na onda verde, o máximo são 250 pessoas com 4 m2 de distanciamento, além do uso de máscaras e demais medidas conhecidas.

O uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, para ter acesso a quaisquer dependências dos espaços será obrigatório. Os visitantes deverão manter as mãos higienizadas, seguir o fluxo único da exposição e manter o distanciamento mínimo em relação a outras pessoas (de acordo com as distâncias constantes do protocolo). O distanciamento deverá ser respeitado tanto na fila de acesso ao local quanto no trajeto expositivo.

É necessário que cada visitante traga consigo sua própria máscara, seja ela reutilizável ou descartável. Os bebedouros de água que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados, permitindo-se somente o funcionamento do dispensador de água para copos descartáveis ou garrafas trazidas pelos visitantes.

Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a utilização de guarda-volumes não é recomendada. Sendo assim, a orientação é evitar levar bolsas, mochilas ou sacolas para os museus. Para evitar aglomerações, as visitas em grupo estão suspensas enquanto perdurar a pandemia provocada pelo coronavírus. Pessoas de grupos de risco e com sintomas gripais deverão, por enquanto, evitar a visita aos centros culturais.



VEJA TAMBÉM:

Exposição de carros antigos está aberta em shopping


Com pandemia, cine drive-in se torna alternativa em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90