Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/01/2021 às 16h41min - Atualizada em 29/01/2021 às 16h41min

Uberlândia receberá 8.158 doses em 2º lote de vacinas

Em entrevista exclusiva ao Diário, o superintendente regional de saúde confirmou que as vacinas serão distribuídas na próxima segunda-feira

FERNANDO NATÁLIO

Uberlândia poderá vacinar mais 8.158 pessoas com a segunda remessa de imunizantes contra o coronavírus encaminhada pelo Estado de Minas Gerais. A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia confirmou, nesta sexta (29), que vai distribuir as 17.780 doses para os 18 municípios que a compõem na próxima segunda-feira (1º de fevereiro).

Em entrevista exclusiva ao Diário, o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, disse que nesta segunda remessa foram reservadas para a cidade de Uberlândia 10.746 doses.

Deste total, 5.570 doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas em sua totalidade para a primeira etapa, já que a segunda dose poderá ser aplicada até três meses depois. Completam a quantidade destinada ao município de Uberlândia outras 5.176 doses da CoronaVac. No entanto, somente metade desse lote, o equivalente a 2.588 doses, será entregue para garantir a aplicação da primeira dose, totalizando as 8.158 pessoas que devem receber a vacina neste momento.

Ainda segundo o superintendente, os outros 50% das doses da CoronaVac desta segunda remessa (2.588) ficarão acondicionados sob a responsabilidade da Regional, para aplicação posterior da segunda dose, no intervalo de até três semanas.

Quem tomar a vacina da CoronaVac deverá ser imunizado novamente com a mesma marca na segunda dose, determinação também válida para a vacina da AstraZeneca.

Também de acordo com o responsável pela Superintendência, esta segunda remessa de vacinas, que envolve imunizantes da CoronaVac e da AstraZeneca/Oxford, será destinada prioritariamente para os trabalhadores da saúde. “O primeiro grupo a ser vacinado, segundo recomendação do Ministério da Saúde, à qual estamos seguindo, é o de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19”, informou.

Com as doses dessa segunda remessa, segundo Marcelo Ferreira, a Regional Uberlândia atinge cerca de 60% do total de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19 na sua área de abrangência. “Na primeira remessa, chegamos ao patamar de 27%, com o segundo lote alcançamos mais 34% deste público. E esperamos novas doses para concluir este grupo de pessoas”, afirmou o superintendente, sem dar uma nova previsão de chegada de novos imunizantes.
 
REGIONAL
Na Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, que abrande 18 municípios, 13.390 pessoas poderão ser vacinadas com este segundo lote de imunizantes distribuído pelo Estado de Minas Gerais.

De acordo com o superintendente regional de saúde, do total de 17.780 doses da segunda remessa, 9.000 unidades da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas em sua totalidade para a primeira aplicação no público a ser imunizado.

Completam a quantidade destinada à Superintendência outras 8.780 doses da CoronaVac. No entanto, somente metade desse lote, o equivalente a 4.390 doses, será entregue para garantir a aplicação da primeira dose, totalizando um público de 13.390 pessoas.

Ainda segundo o superintendente, os outros 50% das doses da CoronaVac desta segunda remessa (4.390) ficarão acondicionados sob a responsabilidade da Regional, para aplicação posterior da segunda dose, no intervalo de até três semanas.

Na Regional, após Uberlândia, Araguari será o município com o maior número de pessoas que receberá a vacina nesse segundo momento da campanha (1.511), seguido de Patrocínio (1.283). Romaria será o município da Superintendência com a menor quantidade de pessoas a serem imunizadas com esse segundo lote: 40.
 
SEGUNDA DOSE
Juntamente com as vacinas contra a covid-19 deste segundo lote enviado pelo Estado de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia enviará, na próxima segunda-feira (1º de fevereiro), para os 18 municípios que a compõem, os imunizantes para a aplicação da segunda dose da primeira remessa encaminhada pelo Governo Estadual na última semana.

Assim, o público que abriu a vacinação contra a covid-19 em Uberlândia e na região completará sua imunização. Essa segunda dose deverá ser aplicada no intervalo de três semanas após a primeira. A dose inicial começou a ser aplicada em Uberlândia no dia 19 de janeiro. Estavam naquele grupo 6.901 pessoas, que deverão receber nas próximas semanas a segunda dose.
 
BALANÇO
Desde a aplicação da primeira dose da vacina, a Prefeitura Municipal já contabiliza 5.789 pessoas imunizadas contra a doença. O valor representa aproximadamente 84% das 6.901 doses recebidas pelo Governo Estadual nesta fase inicial.

Neste primeiro momento, o Plano de Vacinação contra a covid-19 na cidade segue a orientações do Ministério da Saúde, que prioriza os trabalhadores de saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde), idosos acamados e aqueles com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).





VEJA TAMBÉM:

Regional de Saúde de Uberlândia recebe 17,7 mil doses na 2ª remessa de vacinas

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90