Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/01/2021 às 19h04min - Atualizada em 18/01/2021 às 19h04min

Primeiras doses da vacina devem chegar nessa terça-feira (19)

Não foi informado o número de doses destinadas ao município de Uberlândia e nem à Regional Uberlândia

FERNANDO NATÁLIO
Está prevista para essa terça-feira (19) a chegada na Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia das primeiras doses da vacina contra o coronavírus, que serão aplicadas em Uberlândia e nas cidades da região. A data de início da vacinação para os municípios ainda não foi definida pelo governo estadual.

Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Saúde começou a distribuir as doses aos estados. Em Minas, a expectativa é que o primeiro lote com os imunizantes, vindo de São Paulo, desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, ainda no início da noite dessa segunda-feira (18), e em 24 horas, não existindo nenhum contratempo, todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde recebam as primeiras vacinas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os municípios precisarão buscar as doses nessas unidades regionais. As cidades que já tiverem recebido seu quantitativo poderão começar a vacinação a partir dessa data.

Ainda segundo a SES-MG, está prevista a chegada, no estado, de 577.480 doses iniciais para vacinação contra a covid-19. Não foi informado o número de vacinas destinado ao município de Uberlândia e nem à Regional Uberlândia, que engloba 18 cidades da região.
 
CADASTRAMENTO
 
Enquanto isso, o cadastramento online no site da Prefeitura de Uberlândia para agendamento da vacinação contra o coronavírus continua sendo realizado. Neste primeiro momento, o cadastro, que foi iniciado no domingo (17), está restrito aos trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos, que integram o grupo prioritário da imunização.

No cadastro, é necessário preencher os dados pessoais, endereço e telefone, pois a partir destas informações é que estas pessoas serão comunicadas pela Prefeitura - por meio de uma mensagem de texto (SMS) que será enviada para o celular cadastrado - sobre a data, horário e local da vacinação.
 
CRONOGRAMA

No site da Prefeitura também é informado o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Uberlândia, nos mesmos moldes do cronograma de imunização do Ministério da Saúde, que prevê os profissionais da saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPI) - asilos e instituições psiquiátricas -, acamados e povos indígenas, como os primeiros a serem imunizados contra a Covid-19.

No segundo momento da campanha, segundo o Plano de Vacinação, virão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos. O terceiro grupo será formado pelas pessoas com comorbidades crônicas, transplantadas e com obesidade.

E na quarta etapa, a vacinação atenderá os profissionais da Educação, pessoas com deficiência severa, primeiros socorristas, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de cargas, funcionários de sistemas prisionais e população privada de liberdade.

 

• Vacinação para grupos prioritários terá cadastramento a partir de segunda-feira (18)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90