Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/12/2020 às 12h34min - Atualizada em 28/12/2020 às 12h34min

Chuvas e temperaturas amenas são previstas para virada do ano em Uberlândia

Dezembro teve volume de chuva 88% acima de média climatológica; primeiros dias de janeiro poderão ter precipitações a qualquer hora do dia

BRUNA MERLIN
Temperaturas variam de 17°C a 31°C nesta semana, aponta a previsão | Foto: Bruna Merlin
A última semana de 2020 será marcada por chuvas em Uberlândia. A previsão aponta ainda temperaturas mais amenas na virada do ano que acontece na próxima quinta-feira (31).

O mês de dezembro superou as expectativas e choveu 88% acima da média climatológica prevista, que é de 293 milímetros. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Uberlândia já registrou uma média de 553 milímetros de precipitação até a manhã desta segunda-feira (28).

Segundo o geógrafo William Borges, a expectativa é que os últimos dias do mês as chuvas continuem a qualquer hora do dia. “Podem acontecer fortes tempestades no fim da tarde. Isso ocorre devido às altas temperaturas que são registradas neste período em choque com a umidade”, explicou ele. 

Para os primeiros dias de 2021 a previsão continuará. De quinta-feira (31) para sexta-feira (1º) podem ocorrer precipitações a qualquer hora do dia. De acordo com William, uma frente fria chegará na região e as chuvas podem permanecer durante o primeiro fim de semana do novo ano. 

“Janeiro também é um mês de muita chuva. Para os próximos cinco dias a expectativa é de 68 milímetros de precipitação acumulada”, destacou.

Veja como fica o tempo nos próximos dias:

 
  • Segunda-feira (28): mínima de 17ºC e máxima de 28ºC
  • Terça-feira (29): mínima de 19ºC e máxima de 28ºC
  • Quarta-feira (30): mínima de 19ºC e máxima de 30ºC
  • Quinta-feira (31): mínima de 17ºC e máxima de 31ºC
  • Sexta-feira (1º): mínima de 18ºC e máxima de 31ºC
  • Sábado (2): mínima de 19ºC e máxima 28ºC
  • Domingo (3): mínima de 18ºC e máxima de 28ºC.

ALERTA TEMPO
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) criou uma ferramenta de comunicação para auxiliar a população de Uberlândia durante as fortes chuvas. A partir de agora, é possível solicitar alertas diretamente pelo WhatsApp da Prefeitura.
 
Para se cadastrar, o interessado deve acessar o Zap da Prefeitura pelo telefone (34) 9774-0616 e escolher a opção “7 - Alertas da Defesa Civil”. Por meio dele, será solicitado que o usuário informe o nome completo, CPF e o CEP da região que deseja receber os alertas. Após cadastrado, serão enviadas mensagens de SMS para o telefone pelo qual o morador fez a solicitação, com alertas específicos para o endereço informado e da cidade como um todo.

O sistema foi desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). O objetivo é o envio de alertas para a prevenção, além de aumentar a percepção de riscos e adoção de medidas de autoproteção. Alertas também são disparados por meio das redes sociais da prefeitura.





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90