Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/12/2020 às 15h23min - Atualizada em 18/12/2020 às 15h23min

Bombeiros recebem treinamento visando período de enchentes e inundações

Ao todo, 79 militares de Uberlândia e Araguari participaram da ação que durou quatro dias

IGOR MARTINS
Treinamento começou na terça-feira (15) e terminou nesta sexta (18) | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Durante esta semana, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia realizou um treinamento envolvendo exercícios simulados de salvamento em enchentes e inundações, a fim de padronizar as ações de salvamento de pessoas e bens durante o período crítico de chuvas. O trabalho começou na terça-feira (15) e terminou no início da tarde desta sexta (18).

De acordo com o sargento Dhiego Costa, o treinamento teve aulas teóricas e práticas de resgate de pessoas arrastadas por correntezas, resgate de pessoas ilhadas em residências e automóveis, bem como o salvamento e tratamento de afogados e o uso correto dos equipamentos e viaturas para salvamento em enchentes.

Ao todo, participaram 79 militares de Uberlândia e Araguari. “Nós já recebemos esses treinamentos, o de agora foi uma requalificação, uma atualização para a demonstração das técnicas para resgate de pessoas e bens. Este tipo de treinamento acontece todos os anos, e ocorreu agora porque é importante manter os nossos bombeiros atualizados quanto às técnicas”, disse o sargento.

Segundo ele, o treinamento é importante para a população e para os militares, uma vez que com a chegada do período de fortes chuvas em Uberlândia, novas ocorrências de enxurradas e enchentes podem acontecer na cidade.

“Com o treinamento, nós ficamos aptos a atuar em qualquer tipo de ocorrência que envolva pessoas ilhadas, seja em casas, nas ruas ou em veículos. A população vai poder contar com os profissionais do Corpo de Bombeiros, que agora estão capacitados para enfrentar esse período crítico”, explicou.

Em entrevista ao Diário, o sargento Costa deu dicas de segurança à população durante alguma ocorrência de chuvas:

• Em caso de chuva, evite as vias já conhecidas de alagamento, como a Rondon Pacheco, Getúlio Vargas, Anselmo Alves dos Santos e Minervina Cândida

• Caso esteja em uma via e seja pego de surpresa por uma enxurrada, deixe o veículo (se possível) e tranque-o. Procure um lugar seguro e não pare o carro próximo a árvores, postes ou outdoors

• Caso comece a relampejar, fique dentro do veículo

• Caso você não consiga deixar o automóvel, acione os Bombeiros pelo 193 e aguarde o resgate

• Se a água começar a arrastar o veículo, tente ir para o teto do carro e aguarda pelo socorro do Corpo de Bombeiros



VEJA TAMBÉM:

Ministério Público cobra ações para minimizar efeitos climáticos em Uberlândia


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90