Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2020 às 08h01min - Atualizada em 07/11/2020 às 08h01min

Ultrassons de mama e consultas gratuitas são disponibilizados a pacientes de Uberlândia

Mulheres contempladas estão em tratamento no Hospital do Câncer e aguardavam marcação dos exames na rede pública

DA REDAÇÃO
Iniciativa é voltada para as pacientes diagnosticadas com câncer de mama que estão em acompanhamento | Foto: UMC Imagem/Divulgação
Fechando as ações promovidas durante a campanha “Outubro Rosa”, que visa a conscientização e alerta para o câncer de mama, o UMC Imagem e o COT Oncoclínicas estão oferecendo 120 exames de ultrassom da mama e consultas gratuitas para pacientes do Hospital do Câncer em Uberlândia. A iniciativa é voltada para as pacientes diagnosticadas com câncer de mama que estão em acompanhamento e aguardam para realizarem o exame na rede pública. 

As pacientes beneficiadas estão em fase de rastreamento, quando já realizaram o tratamento, mas demandam um acompanhamento prolongado, essencial para evitar uma possível volta da doença. Neste processo, o ultrassom da mama é fundamental, pois é um exame que proporciona imagens da estrutura interna dos órgãos do corpo e contribui para detectar alterações mamárias, como destaca o diretor do Hospital do Câncer em Uberlândia, Eurípedes Barra, ao comentar a iniciativa. 

“É uma doação importante e agradecemos a colaboração do UMC Imagem e COT Oncoclínicas neste momento em que se promove de uma forma atípica o Outubro Rosa. A demanda para o ultrassom de mama é sempre muito grande, pois é um exame de vital importância para o diagnóstico precoce do tumor e traz dados importantes não só para a detecção primária, como também no acompanhamento das pacientes com câncer de mama que tem de ser realizado por longos anos, com bastante frequência”, explicou o especialista.

Esta contribuição se torna ainda mais significativa diante do cenário provocado da pandemia Covid-19, como explica Dr. Barra. “A medicina pública tem viés de falta de recursos para atender a demanda sempre crescente, principalmente em um momento de pandemia onde os recursos públicos foram direcionados em grande parte para este momento, e naturalmente fazem falta na atenção oncológica. É uma doença grave e com grandes chances de cura desde que seja acompanhado seguindo os protocolos internacionais estabelecidos e a ultrassonografia faz parte deste protocolo”, explica.

CONSULTAS
Será oferecida também a consulta com especialistas no COT Oncoclínicas, para a avaliação dos resultados, o que também contribui com a agilidade para a sequência do tratamento no Hospital do Câncer. A ação é uma forma de amenizar a demanda existente, como destaca o médico e coordenador do UMC Imagem, Fábio Vieira. 

“Oferecemos o que há de mais moderno em imagens em toda a região e por meio desta ação temos a oportunidade de utilizar nossa estrutura para atender pacientes que aguardam a realização de ultrassonografia das mamas no Hospital do Câncer. A parceria mostra que é possível unir forças para fazer a diferença em prol da comunidade”, ressaltou o coordenador.

A diretora clínica do COT Oncoclínicas, Valéria Ribeiro, chama atenção para o fato de que esta é uma ação que vai além da prevenção, atuando de forma efetiva para vencer o câncer. 

“Com esta iniciativa conjunta, temos a oportunidade de contribuir com estas pacientes que já recebem um tratamento diferenciado no Hospital do Câncer, mas aguardavam por este exame devido à alta demanda de lá. Além disso, a ação reforça a nossa integração com o UMC, que segue inclusive com novas iniciativas a serem realizadas neste mês com o Novembro Azul”, finalizou Valéria.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90