Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/10/2020 às 11h55min - Atualizada em 21/10/2020 às 11h55min

Justiça eleitoral defere candidatura de Placidino Stábile

Com isso, candidato encabeça chapa do MDB na disputa majoritária, ao lado de Odete Afonso como vice

SÍLVIO AZEVEDO
Candidato foi escolhido em convenção do diretório municipal do MDB | Foto: CMU/Divulgação
A Justiça Eleitoral de Uberlândia decidiu, nesta terça-feira (20), que Placidino Stábile será o candidato do MDB a prefeito de Uberlândia. A sentença foi assinada pelo juiz da 314ª Zona eleitoral Paulo Roberto Caixeta, que ainda impugnou a candidatura de Lourival Santos. A decisão cabe recurso. 

O juiz entendeu que não houve irregularidades na convenção partidária municipal do MDB, que aconteceu dia 16 de setembro e escolheu Placidino como o nome do partido na eleição majoritária.

“Sem dúvida, partidos políticos gozam de autonomia partidária, a qual decorre diretamente da Constituição Federal. Todavia, havendo inadequada aplicação de preceito legal, a autonomia partidária não pode ser invocada a pretexto de isentar as agremiações partidárias de controle e fiscalização”, justificou o magistrado. 

Após a escolha do diretório municipal, uma ala do partido, liderada pelo ex-senador Wellington Salgado, conseguiu uma intervenção da Executiva Nacional do MDB para anular a decisão da municipal e indicar o radialista Lourival Santos como candidato. Desde então a análise estava nas mãos do Judiciário Eleitoral. 

“Essa decisão vem de encontro com que a gente esperava, considerando que todo processo que deferiu e chegou a nossa candidatura foi legítimo e legal. Nós seguimos o estatuto do MDB, a lei. Tudo foi feito dentro da legalidade e seguindo todos os ritos”, disse Placidino Stábile.

A partir de agora, segundo Placidino, a campanha ganha legitimidade e tranquilidade para os trabalhos, inclusive com a chapa de vereadores, porém sabe que a outra parte interessada pode recorrer da decisão. 

“Minha campanha já está acontecendo, está na rua. Estou participando dos programas eleitorais, entrevistas, debates e isso agora nos dá um gás maior para divulgar a campanha e trazer os candidatos a vereador pra junto da gente, porque isso tinha gerado uma certa incerteza e desconforto por parte deles, mas agora vamos daqui pra reta final dar um corpo maior para a campanha e chegar bem lá no final”, finalizou. 

A reportagem tentou contato com a defesa da chapa encabeçada por Lourival Santos, por meio do advogado Paulo Monteiro, mas as ligações não foram atendidas e as mensagens respondidas até a publicação. 


VEJA TAMBÉM:

 


 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90