21/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 08h00min

Inscrições para a Lei Aldir Blanc abrem na quinta (22)

Iniciativa disponibilizará R$ 4,1 milhões para profissionais e organizações culturais de Uberlândia

DA REDAÇÃO
Divulgação dos selecionados acontece no dia 23 de novembro | Foto: PMU/Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura abrirá, nesta quinta-feira (22), as inscrições para agentes e responsáveis por espaços artístico-culturais em Uberlândia para serem beneficiados com as linhas de repasse das ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc.

A secretaria destinará os recursos da lei para dois tipos de ação emergencial no setor cultural. A primeira a partir do pagamento de subsídio mensal aos espaços artísticos culturais e a segunda por meio dos três editais de fomento, os quais selecionarão projetos culturais, propostas de bolsas de pesquisa e de reconhecimento à notoriedade das personalidades da cultura local.

Os requerimentos serão realizados via “Google Forms”, com links postados no portal da Prefeitura de Uberlândia. A iniciativa disponibilizará pouco mais de R$ 4,1 milhões para profissionais, empresas e organizações que tiveram as atividades interrompidas devido à pandemia da Covid-19.
 
PROJETOS CULTURAIS
O período de inscrições para os processos seletivos será de 22 a 28 de outubro para as modalidades de projetos culturais diversos a serem realizados via plataforma online, como bolsas de pesquisa e incentivo à produção e reconhecimento às iniciativas culturais em benefício da população. A divulgação dos selecionados está prevista para 23 de novembro. Para os processos seletivos das ações de fomento, as regras e formulários específicos estão previstos nos Editais SMC nº 8, 9 e 10/2020.
 
ESPAÇOS CULTURAIS
O subsídio mensal será pago para os espaços artísticos e culturais com cadastro validado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e homologado pelo Comitê Gestor Municipal das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc, mediante requerimento já disponível.

Desde maio, a secretaria abriu o cadastro para agentes e espaços culturais no site da Prefeitura. Os dados servirão para analisar os principais aspectos da cadeia produtiva do setor, servindo para a construção de indicadores culturais e como norte para elaboração de novas políticas públicas para o segmento.

Para fazer jus aos benefícios da Lei Aldir Blanc, o cadastramento poderá ser feito até 31 de dezembro de 2020. Até o momento, foram validados e homologados os cadastros de 111 espaços artísticos e culturais, os quais podem ser consultados em resolução do Comitê Gestor Municipal, publicada no portal do Município.
 
INSCRIÇÕES
 
Projetos culturais:

Link: https://forms.gle/uhbTzozpZpvG4Rhu7
Dúvidas: [email protected]
 
Bolsas de estudo e pesquisa:
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJfzBzRml-M6WaLMO1vLkzIL4d5oa8g2DRCB50ulkwo7T9cw/viewform
Dúvidas:
[email protected]
 
Reconhecimento às iniciativas culturais:
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4R6jsPolgzbjMSqU0XB1zMoAa7wPKBJMWZ1ndxdfJBtgPKA/viewform
Dúvidas:
[email protected]
 
ATÉ 31 DE DEZEMBRO
Subsídio para espaços artísticos e culturais

 
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTWOVpFYT21EdfEfZCoMUtoq2-2CeraZptoqHWzhqQMEBjJg/viewform
Dúvidas: [email protected]


VEJA TAMBÉM:

'Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre' é lançado


Maioria dos brasileiros quer retomar atividades culturais

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »