Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/05/2020 às 08h30min - Atualizada em 15/05/2020 às 08h30min

Filme produzido em Uberlândia ganha primeiro teaser

"Valentina" é o primeiro longa dos irmãos Cassio e Erika Pereira

IGOR MARTINS
Filme tem campanha de financiamento coletivo para ajudar na distribuição e divulgação | Foto: Leonardo Feliciano
Uma pesquisa realizada pela Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estima que o Brasil concentre 82% de evasão escolar de travestis e transexuais. Desta forma, pode-se considerar que as chances destes gêneros finalizarem o ensino médio é muito baixa, gerando uma grande dificuldade futura ingressarem no mercado de trabalho.

O assunto é o tema abordado no mais novo longa-metragem produzido e gravado em Uberlândia pelos irmãos Cassio Pereira dos Santos e Erika Pereira dos Santos. “Valentina” conta a história de uma menina trans de 17 anos, que se muda para uma cidade mineira com sua mãe. Com receio de ser intimidada na escola, ela tenta se matricular com seu nome social e manter o fato do gênero em sigilo. A produção ganhou o seu primeiro teaser nesta semana, que pode ser conferido abaixo.

Segundo Cassio, diretor do filme, o roteiro de Valentina começou a ser pensado ainda em 2013, quando morava em Brasília. O mineiro de 40 anos e sua irmã viram na possibilidade de um edital para roteiros a oportunidade de produzirem o primeiro longa de suas carreiras. “Nós tivemos essa ideia a partir de artigos sobre o tema de transexuais. Muitos adolescentes não conseguem ficar nas escolas e isso complica muito o futuro da vida de todos eles. É um tema que precisa muito ser discutido”, disse.

Graduado em cinema pela Universidade de Brasília (UnB), Santos falou à reportagem sobre as gravações, a produção e a escolha pelo elenco de Valentina. De acordo com ele, algumas cenas foram gravadas no centro de Uberlândia, incluindo a calçada em frente ao Teatro Rondon Pacheco, na rua Santos Dumont, e também em outros espaços próximos ao bairro Fundinho. O projeto também foi rodado no município de Estrela do Sul, em Minas Gerais.

A direção do casting foi conduzida por Erica e conta com vários atores uberlandenses. São eles os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Ronaldo Bonafro, Letícia Franco e Pabllo Thomaz, além de Maria de Maria, Pedro Diniz, Aryadne Amâncio, Guilherme Almeira, Lobo Guimarães, Giovanna Parra, Leandro Alves, Samuel Gonçalves, Giovanna Parra, Faninho Ebenézer, Luísa Della Nina, Luísa Guimarães, Johan Alves e Hyan Santiago.

Para Cassio, o fato de a personagem principal do longa ser interpretado por uma transexual era de fundamental importância para as gravações de “Valentina”. Com isso, os produtores publicaram uma chamada para candidatas trans que gostariam de interpretar o papel principal. Segundo o cineasta, eles receberam cerca de 50 inscrições de todo o País e selecionaram Thiessa Woinbackk, que estreará nos cinemas com o filme produzido pelos irmãos mineiros.




FINANCIAMENTO COLETIVO
Com a pandemia do novo coronavírus, Cassio ainda não sabe quando Valentina vai estrear nas telonas, mas quer colocar o longa em salas espalhadas por todo o Brasil. Mesmo em um período de incertezas, ele espera que a estratégia para a distribuição aconteça da melhor maneira possível. “Teremos um acúmulo de lançamentos no cinema com o adiamento de vários filmes. Como será a reação do público quando os cinemas forem reabertos? Não há como prever nada, nem mesmo as estratégias de grandes produtoras e produtoras independentes, como nós”, explicou.

Até lá, Cassio e Erika lançaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar na divulgação e distribuição de Valentina. Quem estiver interessado com a causa, poderá contribuir financeiramente com qualquer quantia, a partir de R$ 10, clicando aqui. A ideia, segundo os irmãos, é começar a buscar investimentos imediatamente e planejar uma estratégia de lançamento logo após a pandemia da Covid-19, desde que seja totalmente seguro, sem deixar de preservar a saúde do público. Mais detalhes sobre a campanha e o filme podem ser acessados por meio do site do filme. 

FICHA TÉCNICA
Duração: 93 minutos
Gênero: drama
Elenco principal: Thiessa Woinbackk, Guta Stresser, Rômulo Braga, Letícia Franco, Ronaldo Bonafro, Pedro Diniz e João Gott
Elenco de apoio: Maria de Maria, Guilherme , Ariadne Amâncio, Paula Passos, Rodrigo Lelis, Maria de Maria, Guilherme Almeida, Leonardo Araújo, Flávia Alves, Danny Leandro, Carlos Henrique Araújo, Lobo Guimarães, Pabllo Thomaz, Giovanna Parra, Leandro Alves, Samuel Gonçalves, José de Campos, Faninho Ebenézer, Luísa Della Nina, Luísa Guimarães, Yohan Alves, Hyan Santiago.
Direção e roteiro: Cássio Pereira dos Santos
Produção: Erika Pereira dos Santos
Produtora: Campo Cerrado
Coprodutoras: Kocria Audiovisual (DF) e Corriola Filmes (DF)
Distribuidora: Anagrama Filmes
Produção executiva: Natália Brandino, Walder Junior e Hebe Tabachnik
Música original: Tuyo e Xan
Direção de fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Alexandre Taira
Direção de produção: Kátia Oliva
Som direto: Francisco Craesmeyer
Designer de som: Camila Machado
Direção de arte: Denise Vieira
Música adicional: Duda Beat, Enme Paixão, Pedro Mesquita e Jhury Machado
Preparador de elenco: José dos Campos















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90