Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/10/2020 às 11h21min - Atualizada em 09/10/2020 às 11h21min

Chuva leve e isolada é prevista para este sábado (10) em Uberlândia

Precipitações trarão aumento da umidade e queda das temperaturas; previsão é de que as chuvas sejam registradas até a próxima semana

BRUNA MERLIN

Chuvas leves e isoladas já devem começar a ser registradas durante este sábado (10) em Uberlândia. Segundo o climatologista e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cezar Mendes, as precipitações irão ocorrer entre o fim da tarde e começo da noite, trazendo o aumento da umidade e amenizando o calor.

 

“Uma frente fria está se aproximando da região e isso trará novamente as chuvas dando início ao período chuvoso típico da primavera”, explicou.

 

Ainda de acordo com Paulo Cezar, a partir de domingo (11) até a próxima quarta-feira (14), as chuvas irão ficar mais constantes e poderão acontecer a qualquer hora do dia. Entretanto, serão precipitações mais finas, sem muita força e com poucos ventos. 

 

“Como a atmosfera ainda está muito seca, essa frente fria não vai encontrar umidade suficiente para chover de forma significativa como aquelas que chamamos de tempestades. Isso está previsto para acontecer somente em novembro com a proximidade do verão”, complementou o especialista.

 

Mas as pequenas chuvas dos próximos dias serão suficientes para melhorar o índice de umidade e amenizar as altas temperaturas que estão gerando desconforto na população. Neste sábado, os termômetros, que estavam chegando a 43ºC nos últimos dias, podem variar entre 27ºC e 39ºC.

 

No domingo, as temperaturas máximas caem mais um pouco e podem chegar a 38ºC. Já as temperaturas mínimas ficam em 24ºC. A umidade relativa do ar irá aumentar para 40%. Veja abaixo mais detalhes da previsão para a próxima semana.

 
  • Segunda-feira (12): Mínima de 22ºC e máxima de 35ºC
  • Terça-feira (13): Mínima de 22ºC e máxima de 38ºC
  • Quarta-feira (14): Mínima de 20ºC e máxima de 37ºC
 

NUVEM DE POEIRA

Nuvem de poeira atingiu a cidade nesta quinta-feira (8) | Foto: Via-Drones/Divulgação
 

Assim como ontem, o céu de Uberlândia também amanheceu encoberto com um névoa cinza nesta sexta-feira (9). O fenômeno é causado pelo acúmulo de fuligem, poeira e fumaça no solo que são levantados pelos ventos até a atmosfera. 

 

Contudo, de acordo com o climatologista Paulo Cezar, essa nuvem irá desaparecer com a chegada da chuva neste sábado. “Conforme o solo vai ficando encharcado, esses resíduos vão se acabando, trazendo um ar mais limpo”, concluiu. 


VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90