Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/10/2020 às 13h01min - Atualizada em 08/10/2020 às 13h01min

​Nuvem de poeira e fuligem encobre Uberlândia nesta quinta-feira (8)

Fenômeno é causado por rajadas de vento e tempo seco, levantando partículas soltas para a atmosfera

BRUNA MERLIN E CAROLINE ALEIXO
Uma grande nuvem de poeira atingiu a cidade de Uberlândia na manhã desta quinta-feira (8). A névoa cinza, que encobriu o céu em diversos pontos do município, foi causada pelo acúmulo de partículas soltas como a fuligem decorrente de queimadas e devido ao tempo extremamente seco. O mesmo fenômeno ocorreu em cidades do interior de São Paulo e em Uberaba no início da manhã. 

Segundo as informações do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), rajadas de vento de aproximadamente 40km/h atingiram a cidade nesta manhã, fazendo com que houvesse o levantamento dessas partículas que estavam soltas no solo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em


“Estamos em um período em que os produtores rurais estão arando as terras, contribuindo para o aumento dessas partículas de fuligem e poeira. Essas rajadas de vento são comuns nesta época do ano e favorecem o deslocamento dessas partículas da área rural para a zona urbana”, explicou o climatologista e ex-membro do Laboratório de Climatologia da UFU, William Borges. 
 
Além disso, o período longo sem chuvas expressivas também contribui para que as partículas de poeira e as provenientes de queimadas subam para a atmosfera. Devido às condições do tempo e a predominância das rajadas de vento na região, a névoa seca deve permanecer ao longo do dia na cidade. 

O especialista reforçou, ainda, que uma nova nuvem de poeira também pode se formar nesta sexta-feira (9), até que chova o suficiente para encharcar o solo. Há previsão de chuvas na região para domingo. 

PREVISÃO DO TEMPO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua alertando sobre o intenso calor e baixa umidade de ar que ainda atinge Uberlândia e região. Nesta quinta-feira (8), os termômetros podem chegar a 43ºC durante o período da tarde. 

Amanhã (9), a temperatura máxima abaixa para 41ºC e a mínima chega em 27ºC. Já a umidade relativa do ar, tanto nesta quinta-feira quanto na sexta-feira, pode ficar em 10%.

A Defesa Civil também alerta que devido ao clima intenso, o risco de incêndios e queimadas aumenta. Em caso de emergências, a população pode acionar o órgão pelo número 199.



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90