Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/10/2020 às 16h38min - Atualizada em 07/10/2020 às 17h27min

Decreto institui novo plano de funcionamento do comércio em Uberlândia

Modelo é dividido em três fases de abertura semelhantes ao Minas Consciente; regras foram publicadas nesta quarta (7)

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Uberlândia publicou um decreto que institui um plano de funcionamento das atividades econômicas durante o período de pandemia da Covid-19. A ação, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (7), foi tomada em discordância aos indicadores adotados pelo programa Minas Consciente. A nova deliberação passa a valer de imediato em toda a cidade.

Com o novo decreto, as atividades econômicas são classificadas em três fases de abertura, sendo a fase rígida (vermelha), fase intermediária (amarela), na qual Uberlândia está inserida, e a fase flexível (verde). Sendo assim, o plano municipal será implementado com a fixação de graus de progressividade ou de regressividade, organizados em fases distintas, mediante a adoção conjugada de critérios sanitários e epidemiológicos e a seletividade dos setores econômicos abrangidos.


Ainda segundo a nova deliberação, o plano poderá ser revisado quando necessário, como uma medida de prevenção e reação ao avanço da Covid-19 em Uberlândia. Desta forma, a alteração do plano poderá ser feita com a análise de indicadores como a taxa de incidência da enfermidade no número de casos confirmados, na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na positividade atual pelos exames RT-PCR.

O QUE PODE FUNCIONAR?
Conforme consta no site da Prefeitura, estão liberados alguns serviços não essenciais, como comércio varejista e atacadista, ensino extracurricular, salões de beleza, ensino superior, atividades esportivas, agenciamento de viagens, bem como restaurantes, bancos, transporte coletivo, hóteis, dentre outros. A lista completa de estabelecimentos autorizados a funcionar na fase amarela pode ser acessada clicando aqui.

 

Atividades com restrição de dias e horários de funcionamento


CLASSIFICAÇÃO
A inserção de Uberlândia na fase intermediária se deu após uma análise realizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Dentre os indicadores analisados pelas autoridades de saúde, estão o índice de incidência da Covid-19 em Uberlândia, bem como a positividade de casos e a ocupação de leitos de UTI na rede municipal.






VEJA TAMBÉM:

Adesão ao Minas Consciente será discutida pelo Comitê, diz Prefeitura de Uberlândia


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90