Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/10/2020 às 14h31min - Atualizada em 02/10/2020 às 14h31min

Prefeitura de Uberlândia passa a oferecer atendimento médico por videoconferência

População pode agendar consultas com clínico geral de segunda a sexta pelo "Zap da Prefeitura"

DA REDAÇÃO
Para acessar consultas, é necessária a instalação do aplicativo "Zoom" | Foto: Valter de Paula

A partir desta sexta-feira (2), a Prefeitura de Uberlândia passa a oferecer atendimentos médicos virtuais com profissionais da rede municipal por videoconferência. O serviço está disponível para as consultas com clínico geral e o acesso à consulta continua sendo feito pelo “Zap da Prefeitura”, no número (34) 99774-0616.

Agora, ao enviar a uma mensagem no WhatsApp do Município, o usuário encontrará a opção “Médico Virtual”. Neste novo formato, o cidadão que precisar de uma consulta com clínico geral poderá fazer o próprio agendamento de acordo com o dia e horário disponíveis.

“Estamos vivendo um momento delicado, mas isso não pode nos impedir de continuar oferecendo atendimento em saúde à população. Estamos disponibilizando uma consulta médica por videoconferência, que pode ser acessada de qualquer lugar, como na casa do cidadão”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Após a confirmação, o usuário receberá uma mensagem de texto confirmando o agendamento e, posteriormente, receberá o link para acesso à consulta, que será feita por videoconferência entre médico e paciente pelo aplicativo Zoom.

Além disso, é possível compartilhar o link da consulta com outra pessoa, como um familiar, nos casos em que o paciente precisar de um acompanhante. Por ser um atendimento virtual, as receitas e atestados médicos serão enviados ao paciente com uma assinatura digital, garantindo a validade do documento.

Se a consulta precisar ser remarcada, também será possível solicitar outro agendamento de forma simples e rápida. Ao digitar a opção 5 do Médico Virtual, o usuário receberá a mensagem que já tem uma consulta agendada e se deseja remarcá-la.

De acordo com o diretor-presidente da empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Aparecido Mendes, o novo formato está em processo inicial e, em breve, deverá ser estendido para outros profissionais. “A consulta virtual reduz o tempo de espera e diminui a quantidade de pessoas nas unidades de saúde, já que as pessoas podem fazer as consultas de qualquer lugar”, explicou.

Neste primeiro momento, o atendimento continua sendo feito pelos médicos da rede municipal que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e precisaram ser afastados de suas atividades presenciais. Ao todo, são oito profissionais que estão disponíveis para agendamentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Confira o passo a passo para agendar a consulta virtual:

• Envie uma mensagem para o Zap da Prefeitura. O número é (34) 9.9774-0616.


• Digite a opção: “5 – Médico Virtual”

• Coloque o número do seu CPF, sem pontos e dígito.

• Se o CPF não estiver cadastrado, é necessário procurar a unidade de saúde de referência para regularização.  

• Se seu CPF está cadastrado na rede municipal de saúde, aparecerá uma mensagem com o dia que você preferir para agendar a sua consulta. Insira a data no formato indicado.

• A próxima mensagem mostrará os horários disponíveis. Escolha o de sua preferência.

• Você vai receber uma mensagem de texto de confirmação do agendamento e, próximo ao dia da consulta, receberá um link para acessar a Consulta Virtual.

• Lembre-se: para acessar a consulta, o aplicativo Zoom deve estar instalados no dispositivo.


VEJA TAMBÉM:

MPE pede impugnação de candidaturas de vereadores cassados





 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90