Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/07/2020 às 09h53min - Atualizada em 23/07/2020 às 09h53min

Síndicos de Uberlândia pontuam vantagens e desvantagens em assembleias online

Devido à pandemia da Covid-19, condomínios residenciais estão implantando plataforma para discussões e decisões internas

BRUNA MERLIN
Josué Ferreira disse que Grupo Soberana implementou plataforma em condomínios | Foto: Arquivo Soberana

Os meios virtuais estão se tornando cada vez mais aliados da população durante o período de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19. Reuniões e eventos que antes eram feitos de forma presencial foram levados ao mundo digital. Exemplo disso são as assembleias de condomínios que necessitavam de uma adaptação para que as pautas continuassem sendo votadas e aplicadas nos complexos domiciliares.

No início do mês de junho foi aprovada e publicada a lei 14.010/2020, que prevê a autorização para realização de assembleias virtuais em condomínios de todo o país. A norma libera o uso de plataformas para discussão e votação de propostas internas como orçamento, prestação de contas, alteração no regime interno, troca de síndico e outros assuntos. O Grupo Soberana, que administra em torno de 250 condomínios em Uberlândia, iniciou a implementação de uma plataforma digital ainda no mês de março quando foi decretada a necessidade de distanciamento social na cidade. Segundo o consultor de negócios da empresa Josué Ferreira Martins, todos esses complexos já têm acesso à plataforma.

“Ela pode ser acessada através de aplicativo de celular ou pelo computador. Todas as pautas com textos são disponibilizadas e após a leitura os condôminos devem votar também dentro da plataforma. Além disso, há espaço para discussões e para tirar dúvidas sobre algum determinado ponto. Tudo é registrado em ata e, em seguida, e as decisões são registradas no Cartório de Títulos e Documentos”, detalhou.

Para Josué, o novo processo apresenta infinitas vantagens aos moradores e à própria administração do condomínio. Ele explica que a plataforma é um ambiente seguro e a apuração dos votos é feita de forma mais rápida. Além disso, a alternativa traz flexibilidade aos condôminos que podem participar de onde estiverem e a hora que quiserem. “Essa tecnologia veio para acrescentar coisas boas e facilitar a vida de todos os envolvidos. O retorno está sendo muito positivo, sem contar que a assembleia online não causa aquele tumulto de opiniões que encontrávamos nas reuniões presenciais”, complementou o consultor de negócios.

Karolyne de Araújo Santos, síndica do condomínio vertical Ponto Lótus, localizado no bairro Tubalina, conta que a possibilidade de uma assembleia online ajudou os proprietários a pegarem as chaves dos apartamentos, já que o complexo foi finalizado e entregue no início deste mês de julho. “Foi nos informado que não poderíamos pegar as chaves se não houvesse uma votação para escolher o síndico. Sendo assim, realizamos a votação de forma online e isso ajudou muito. Se não fosse isso, os apartamentos não teriam sido entregues aos donos. Foi muito interessante e rápido”.
 
MORADORES RESISTENTES
Luciana Nascimento Custódio, síndica do condomínio horizontal Pinheiros, no bairro Jardim Holanda, diz que os moradores do local receberam bem a ideia, mas muitos ainda são resistentes e não participam das discussões e decisões. “Fizemos uma assembleia para renúncia do antigo síndico e eleição da nova equipe diretiva, mas a quantidade de participantes foi pequena. Sempre tínhamos bastante participantes nas assembleias presenciais, mas com a mudança até os condôminos assíduos ficaram de fora das votações online”.

A dificuldade de acesso à internet é um dos principais motivos de resistência de alguns moradores do condomínio. Segundo Luciana, muitos idosos não conseguem navegar pelo aplicativo para ler os documentos ou tirar dúvidas. “Estávamos acostumados aos encontros em que podíamos trocar ideias e solucionar dúvidas sobre as votações e propostas. O que não foi possível no ambiente virtual, pois a reunião não aconteceu em tempo real e sim de forma remota, sem interação entre os condôminos”, ressaltou.

Como solução, o consultor Josué explica que um processo híbrido está sendo implantado em alguns complexos domiciliares onde são registrados problemas por parte dos moradores. Segundo ele, a administradora está disponibilizando urnas nas portarias para que os condôminos em dificuldade leiam as pautas e votem em papel.
 
FUTURO
A alternativa inovadora já é vista por muitos síndicos como uma solução que veio para ficar. A empresa Soberana já tem expectativas de continuar fornecendo a plataforma para assembleias virtuais mesmo depois da pandemia. “Acreditamos que não seja algo que vai acabar quando esse momento passar. Essa mudança veio para acrescentar pontos positivos, então com certeza temos a visão de continuar oferecendo aos condomínios”, disse o representante do grupo.

Apesar de todas as circunstâncias e dificuldades encontradas pelos moradores do condomínio Pinheiros, a síndica Luciana também acredita que a solução será usada em outras ocasiões. Afirma ainda que a opção é favorável ao cenário atual, mas que para ser utilizada futuramente a plataforma precisa ser reavaliada, ouvindo as demandas dos condôminos e se adequando às realidades e necessidades de cada empreendimento.

Por fim, a encarregada pelo condomínio Ponto Lótus, Karolyne de Araújo, disse que pretende continuar utilizando o meio digital para divulgar comunicados e promover votações. “A pandemia veio para intensificar o uso da tecnologia que já crescia a cada dia. Acho que esse esse novo método não pode ser dispensado quando tudo voltar ao normal”, concluiu.


VEJA TAMBÉM:

Exposição Agropecuária do Camaru é cancelada em Uberlândia

Uberlândia ultrapassa 11 mil casos de coronavírus










 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90