Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/07/2020 às 15h40min - Atualizada em 08/07/2020 às 17h45min

Odelmo Leão anuncia que Hospital Santa Catarina será integrado ao Município

Imóvel passará por processo de desapropriação e unidade será uma extensão do Hospital Municipal em Uberlândia

IGOR MARTINS

Durante live realizada na tarde desta quarta-feira (8), o prefeito Odelmo Leão falou sobre a integração de 114 leitos hospitalares à rede municipal de Saúde em Uberlândia, devido a desapropriação do hospital Santa Catarina, que será anexado ao Hospital Municipal. Desses, 56 serão destinados às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 58 para enfermaria. Com isso, a cidade passará a ter 350 leitos disponíveis.*

Na ocasião, Leão assinou o decreto que declara de utilidade pública o prédio do hospital Santa Catarina. Desta maneira, o local passará por um processo de desapropriação do imóvel e será integrado permanentemente à rede municipal de Saúde. O chefe do Executivo afirmou que a unidade será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como uma extensão do Hospital Municipal mesmo após o fim da pandemia, para tratar de outras enfermidades.

O prefeito disse ainda que o Município está em tratativas finais para assumir a administração de mais 80 leitos de enfermaria, buscando dar alívio ao setor de saúde em Uberlândia. 
Sobre o prazo para que os leitos anunciados funcionem, Odelmo não falou de data e disse "o mais rápido possível".

Ainda durante a live, Odelmo descartou a possibilidade de criação de um hospital de campanha destinado à Covid-19. "No hospital de campanha, você gasta em equipamentos e em vários procedimentos, e não tem a estrutura de um hospital como o Santa Catarina. Por isso vamos usá-lo, porque o hospital de campanha, depois da pandemia, você desmancha e não sabe o que fazer com o equipamento que está ali dentro", disse.

"Estamos administrando da maneira mais séria que podemos lidar nesse momento de crise, para que o uberlandense tenha uma boa travessia nessa pandemia, tanto na saúde quanto na economia", afirmou o prefeito.


Confira trecho da live desta quarta-feira abaixo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em



Questionado sobre a flexibilização do comércio, Odelmo Leão afirmou que provavelmente o Município terá novidades relacionadas ao assunto nos próximos dias. "Eu entendo a questão do comerciante, eu não sou insensível a isso, mas eu tenho que ter responsabilidade com a economia e com a saúde pública, e principalmente com os trabalhadores do SUS. Vamos tomar todos os cuidados e provavelmente teremos novidades, não sei quais serão, mas no momento oportuno eu direi".

DESAPROPRIAÇÃO
O procurador do trabalho, Eliaquim Queiroz, falou sobre a medida de desapropriação do Hospital Santa Catarina pelo Município. A unidade particular foi requisitada para reforçar a rede pública de saúde durante a pandemia da Covid-19 no início de abril. O imóvel, que estava fechado há quase quatro anos, foi alvo de impasses, entrando, inclusive, em processo de recuperação judicial, envolvendo uma dívida que chega a R$ 38 milhões com funcionários, fornecedores e instituições financeiras.

Segundo o representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uberlândia, o órgão ajuizou uma ação em 2016 contra o empreendimento, pleiteando uma intervenção no local com o objetivo de salvar a empresa, além de receber os direitos dos trabalhadores que estavam sendo lesados.

"A intervenção não teve sucesso. Todos nós do MPT, além do interesse no emprego e em uma unidade que empregava mais de 400 pessoas, tínhamos o interesse na saúde. Mesmo como uma unidade privada, aquela unidade tinha um interesse muito grande na nossa cidade", disse.

* ERRATA: O Diário errou ao informar que 114 novos leitos serão implementados pelo Município. A informação foi corrigida às 17h41 desta quarta-feira (8).


VEJA TAMBÉM:


Família contesta velório com caixão lacrado mesmo sem diagnóstico de Covid-19
UFU segue discutindo possibilidade de implantar ensino remoto

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90