12/05/2020 às 14h50min - Atualizada em 12/05/2020 às 14h50min

Shoppings aderem a drive-thru para auxiliar vendas dos lojistas em Uberlândia

Estratégia tem como objetivo driblar queda nas vendas em virtude do fechamento do comércio na cidade

BRUNA MERLIN
No Uberlândia Shopping, serviço acontece na entrada E2 do complexo | Foto: Mauro Marques
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que pelo menos 113 shoppings centers do país adotaram o esquema de drive-thru para entregas de mercadorias. A ação, que visa fomentar as vendas dos lojistas, comprometidas devido à pandemia do coronavírus, também está sendo implantada nos complexos comerciais de Uberlândia.

No Center Shopping e Uberlândia Shopping, as atividades dentro dos complexos estão suspensas por tempo indeterminado desde 21 de março. A decisão foi acatada após a Prefeitura de Uberlândia decretar a paralisação do comércio presencial na cidade.

O drive-thru surgiu então como alternativa para não paralisar as vendas e oferecer maior facilidade e segurança aos clientes. De acordo com os centros de compras, a adesão tem crescido a cada dia, recebendo mais lojas adeptas e tem grandes chances de continuar funcionando, mesmo com a reabertura dos empreendimentos comerciais.

A loja de doces e chocolates Kopenhagen, que conta com uma unidade no Center Shopping e Uberlândia Shopping, foi uma das que aderiram ao esquema de entrega nos carros dos consumidores. A proprietária dos estabelecimentos, Luísa Coelho, acredita que o recurso está sendo muito positivo.

“Nós já tínhamos um serviço de entrega terceirizada, mas a implantação do drive-thru melhorou ainda mais as nossas vendas. Muitos clientes estão preferindo essa opção porque não paga taxa de entrega e se sentem mais seguros. Agora, a retirada nos shoppings está sendo maior do que a entrega”, explicou a dona das lojas.

Luísa também ressalta que a ação foi muito importante para as vendas do Dia das Mães, comemorado no último domingo (10). “Esse momento é complicado para todos, mas alternativas como essas ajudam muito o nosso trabalho e a forma como chegamos até o cliente. Facilidade e segurança é o mais importante agora. Tivemos muitas vendas neste período de Dia das Mães com a nova oportunidade”, finalizou ela.

DINÂMICA
Lojas efetuam suas vendas por telefone, redes sociais ou aplicativos de mensagens | Center Shopping/Divulgação


Os serviços de drive-thru são oferecidos respeitando todas as orientações de segurança para evitar a proliferação do vírus. Tanto no Uberlândia Shopping quanto no Center Shopping, as lojas participantes efetuam suas vendas por telefone, redes sociais ou aplicativos de mensagens. O drive-thru é utilizado somente para a entrega do produto já escolhido e comprado. Além disso, o cliente deve agendar com os comerciantes dia e horário para a retirada.

As entregas são realizadas dentro dos veículos para evitar aglomerações. Somente um funcionário por loja, identificado com crachá ou uniforme, faz o atendimento, sempre utilizando máscaras, luvas e álcool em gel.

Na loja de acessórios femininos Maison Lela, localizada no Uberlândia Shopping, as vendas são feitas através do WhatsApp. Os clientes escolhem os produtos, divulgados nas redes sociais do estabelecimento, combinam a melhor forma de pagamento e agendam o momento da entrega.

Segundo a proprietária, Marielle Vilela, a alternativa está sendo positiva, ainda que o faturamento tenha caído desde o início do isolamento social. “É notória a queda que tivemos, mas ainda conseguimos alcançar clientes e essa ação está ajudando”, complementou.

Para a empresária, é importante frisar que o drive-thru é exclusivamente para retiradas agendadas. Se o cliente chegar nos pontos instalados pelos shoppings e solicitar a venda de alguma mercadoria, a mesma não será efetuada.

“Nossa intenção é evitar o máximo de contato e tempo com os clientes. Tudo é organizado e não é possível algum consumidor chegar e pedir para ver o mostruário, decidir e realizar a compra no drive-thru. Todo esse processo deve ser realizado de forma online”, disse Marielle.

O esquema é o mesmo adotado pela Kopenhagen. Todos os pedidos, assim como a efetivação da compra são feitos através do WhatsApp. 

SERVIÇO
No Center Shopping são 86 lojas participantes da ação. O complexo está disponibilizando dois pontos de drive-thru, situados na portaria principal do estacionamento da Avenida João Naves de Ávila e na portaria da Avenida Rondon Pacheco.

O serviço é oferecido das 12h às 20h, de segunda a domingo. Os contatos de vendas das lojas participantes podem ser acessados no site e redes sociais do Center Shopping.

Já no Uberlândia Shopping, 40 estabelecimentos de diversos segmentos, exceto na praça de alimentação, estão participando do esquema. O serviço acontece das 12h às 18h todos os dias da semana, pela entrada E2 do hipermercado BIG.

Os contatos de todos as lojas do complexo que aderiram à ação podem ser encontrados no site do Uberlândia Shopping

VEJA TAMBÉM:
 









 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »