Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/04/2020 às 11h34min - Atualizada em 25/04/2020 às 11h34min

Iniciadas obras de novo viaduto da avenida Monsenhor Eduardo em Uberlândia

Antiga estrutura sobre a BR-365 será demolida assim que a nova for concluída; DNIT pede atenção dos motoristas no trecho

BRUNA MERLIN
Atividades estão no estágio de fundação e instalação da infraestrutura | Foto: Alanna Guerra
Foram iniciadas as obras de construção do novo viaduto da avenida Monsenhor Eduardo sobre a BR-365 em Uberlândia. O investimento será de R$ 6,5 milhões e os trabalhos devem durar aproximadamente oito meses.

A obra é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e está sendo realizada pela empresa Transvias Construções e Terraplanagem Ltda. As atividades estão no estágio de fundação em que é feito o planejamento e instalação da infraestrutura da obra.

O viaduto será construído ao lado do que já está instalado sob a avenida, denominado de Viaduto Francisco Paulo dos Santos. A nova estrutura terá pilares mais afastados para que as pistas sejam duplicadas, possibilitando a criação de quatro faixas de rolamento. De acordo com o DNIT, isso desafogará o trânsito que se instala em cima do atual viaduto em horários de pico.

Assim que o viaduto for concluído, o antigo será demolido e o trânsito da avenida será desviado para a nova estrutura. A decisão de não reconstrução do viaduto atual foi tomada para que o tráfego de veículos na via e também na BR-365 não seja suspenso. 

No momento da demolição, será avaliada a necessidade de interrupção total da rodovia e da Monsenhor Eduardo. Conforme o DNIT, o bloqueio das pistas deverá ser de no máximo 48 horas. A demolição está prevista para acontecer no mês de novembro.

Durante a realização da obra, diversos desvios poderão ser feitos na rodovia. O Departamento responsável pelos trabalhos orienta que os motoristas dirijam pelo trecho com atenção e respeitem as sinalizações e velocidade máxima permitida.

SEGUNDA OBRA
Reconstrução do viaduto na Rua Rio Grande do Sul foi a primeira obra realizada no mesmo trecho | Foto: Arquivo/Diário de Uberlândia

A construção do novo viaduto da Monsenhor Eduardo é a segunda obra realizada no mesmo trecho da BR-365. A primeira foi a reconstrução do viaduto na rua Rio Grande do Sul que liga os bairros Brasil e Marta Helena, nas regiões central e norte de Uberlândia.

Os trabalhos de reconstrução começaram em maio de 2018 quando o viaduto anterior, Virgílio Mineiro, foi implodido. A demolição interrompeu o trânsito da BR-365 que era desviado para o viaduto da Avenida Monsenhor Eduardo. O orçamento anunciado na época foi de 5 milhões e 500 mil reais. 

A nova estrutura, que foi projetada para auxiliar no trânsito da via e ligar os bairros da cidade, conta com quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido. O viaduto foi concluído e entregue quase um ano depois do início das obras.










 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90