Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/04/2020 às 11h35min - Atualizada em 13/04/2020 às 12h06min

Ministro Marcos Pontes visita laboratório da UFU nesta segunda-feira (13)

Dois protótipos de sensores para o diagnóstico do novo coronavírus em saliva serão apresentados à comitiva ministerial

DA REDAÇÃO
Ministro visitará laboratório no campus Umuarama às 15h | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, visitará o Laboratório de Nanobiotecnologia do Institudo de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (IBTec/UFU), no campus Umuarama, na tarde desta segunda-feira (13). Pontes conhecerá dois protótipos de sensores para o diagnóstico do novo coronavírus em saliva, desenvolvido pelo IBTec.

O principal diferencial dos testes propostos pela UFU é que eles não precisam de reagentes, que são substâncias necessárias para se fazer os testes convencionais do coronavírus e que estão em falta devido à demanda mundial neste momento de pandemia. Um dos novos testes é biofotônico (o que significa que utiliza luz, no caso, infravermelha) e o outro é eletroquímico (ou seja, envolve correntes elétricas).

A visita de hoje também contará com as presenças de Marcelo Morales, Maurício Gonçalves, Paulo Alvim, Christiane Corrêa e José Gustavo Gontijo, membros da comitiva ministerial. O encontro está marcado para as 15h. 

O grupo será recebido pelo reitor Valder Steffen, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, e o responsável pelo laboratório, professor Luiz Ricardo Goulart Filho, do instituto de Biotecnologia (IBTec/UFU). Serão explicadas as plataformas tecnológicas com demonstrações práticas sobre os sensores eletroquímico e biofotônico, além de explanações técnicas e de logística de amostras, bem como o cronograma de entregas. 

Na sequência, a comitiva seguirá para reunião no Biogenetics Laboratórios, localizado no bairro Jardim Karaíba. No local, haverá apresentação do projeto de uma parceria público-privada, com explicações sobre o ecossistema de empresas e como funciona a parceria estratégica no combate à enfermidade.

ERRATA
O Diário de Uberlândia informa que a informação repassada pela assessoria da UFU, a respeito da verba liberada pelo Governo Federal, não tinha qualquer relação com a visita de Marcos Pontes nesta segunda-feira (13).


LEIA TAMBÉM:













 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90