Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/03/2020 às 10h40min - Atualizada em 21/03/2020 às 11h02min

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda (23) em Uberlândia

Com poucas doses disponíveis, idosos mais frágeis recebem dose em domicílio a partir deste sábado (21)

DA REDAÇÃO
Apenas 32% da cota de doses foram disponibilizados para imunização na cidade | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Com a declaração da Organização Mundial de Saude (OMS) de pandemia relacionada ao novo agente do coronavírus, que transmite a doença Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia adotou várias estratégias para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (23). As medidas visam proteger os idosos mais frágeis, neste primeiro momento, e impedir a aglomeração das pessoas acima dos 60 anos, que fazem parte do grupo prioritário de risco.

Como o primeiro lote de vacinas enviado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi de 32% da cota do munícipio, o Município já notificou o órgão solicitando o envio total das doses e iniciará, neste sábado (21) e domingo (22), a vacina em domicílio dos idosos frágeis, que são pessoas mais suscetíveis a complicações em decorrência do vírus da Influenza. O levantamento deste público já foi realizado pelas unidades de saúde, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia de Oliveira.

“Sabemos que estamos em um momento delicado de uma pandemia de um vírus que é novo para todo mundo. Mas não podemos esquecer que o vírus da gripe também tem suas complicações e que pode também levar ao óbito. Pensando nos idosos mais frágeis, que não podem sair de casa neste momento, fizemos um levantamento, e iniciaremos a vacinação por eles neste final de semana”. 


Ainda segundo a coordenadora, a vacinação para os demais idosos acontecerá a partir de segunda-feira (23) em todas as salas de vacina do município, levando em consideração todas as recomendações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, principalmente para evitar aglomerações.

“A campanha vai do dia 23 de março até o dia 22 de maio, período que antecede o início do inverno. É uma estratégia para proteger as pessoas que mais sofrem nesta estação. Então, temos um tempo hábil para que todas as pessoas dos grupos de risco se protejam contra o vírus da Influenza. Agora, mais do que nunca, temos que evitar aglomerações. Cada unidade ficará responsável para adotar a melhor forma de vacinação da sua área de referência, seguindo as recomendações do Comitê”.

Vacinação em área externa
Seguindo as recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, cada unidade de saúde adotará a melhor forma para promover a vacinação contra o vírus da Influenza em locais amplos e arejados para que não ocorra aglomeração. O município tem à disposição 74 salas de vacina, que são distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto realizarão a vacinação em área externa à unidade, das 8h às 21h. Já a UAI do bairro Martins a vacinação ocorrerá na Praça Nicolau Feres, das 8h às 17h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de alguns bairros também adotarão esquema especial. A UBS do Tocantis realizará a imunização na praça Antônio Martins. As equipes da UBS do bairro Brasil estarão na praça Ana Diniz. A UBS do Guarani fará a imunização no Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (CEAI) do bairro. As equipes da UBS do Patrimônio estarão no Centro de Tecelagem. A vacinação neste locais será das 8h às 17h.

As demais unidades de saúde realizarão a imunização em locais externos à unidade, das 8h às 17h.

 

CALENDÁRIO
Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacinação será destinada a idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da Saúde. A partir do dia 16 de abril, será estendida aos professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Por fim, a partir do dia 9 de maio, começa a vacinação dos seguintes grupos: 6 meses a 6 anos; pessoas de 55 a 59 anos; gestantes; puérperas; portadores de doenças crônicas e outras condições especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

INFLUENZA
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso diretoà boca, aos olhos e ao nariz.

Confira abaixo os locais e horários de vacinação:








 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90