Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/03/2020 às 09h40min - Atualizada em 18/03/2020 às 09h40min

Ciretran faz plano de contingenciamento em Uberlândia

Medidas tomadas para enfrentar o coronavírus incluem aumento de atendimentos online e suspensão de aulas teóricas para novos condutores

DA REDAÇÃO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instituiu um plano de prevenção e contingenciamento frente ao novo coronavírus, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas nas unidades do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A medida será válida também na cidade de Uberlândia, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). As precauções vão de acordo com as orientações do Governo do Estado, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O Detran vai reforçar o atendimento à população e as comunicações no âmbito administrativo por meios eletrônicos. Por meio do site do órgão e do telefone, o cidadão pode tirar dúvidas sobre habilitação, veículos e infrações. Os servidores das áreas administrativas utilizarão, prioritariamente, e-mails e telefones para realizar as atividades rotineiras. O objetivo desta medida é evitar o deslocamento e aglomeração de pessoas, bem como prestar o serviço durante o período de enfrentamento à Covid-19.
 
HABILITAÇÃO
A oferta dos serviços online relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será aumentada. No site do Detran, as pessoas poderão abrir o processo de habilitação, inclusão de atividade remunerada ou renovação da CNH. Além disso, será possível marcar provas de legislação e reciclagem, assim como solicitar a habilitação definitiva e a segunda via do documento. O serviço de alteração do documento, antes realizado apenas presencialmente, será disponibilizado no meio eletrônico.
 
O “Fale Conosco”, disponível na aba “Atendimento”, será utilizado para os casos em que os servidores podem concluir o processo sem a necessidade de atendimento presencial. Através da ferramenta, os condutores poderão solicitar a alteração de dados pessoais, inclusão de cursos na CNH, tirar dúvidas e pedir informações. Após a solicitação no site, a depender do serviço, o candidato ou condutor deverá se deslocar até uma clínica médica e psicológica credenciada ao Detran-MG, que também estão aptas para coletar as fotografias e digitais.
 
Na impossibilidade de concluir o serviço on-line, o cidadão deverá agendar atendimento presencial. Nesses casos, o Detran-MG recomenda que evitem levar acompanhantes, sobretudo crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.  Os serviços que dependem da entrega de documentos devem ser protocolados e a execução do serviço será realizada em até 48 horas, evitando que muitas pessoas permaneçam nas dependências do Detran-MG.
 
Por quinze dias, com possibilidade de prorrogação por igual período, ficam suspensas as aulas teóricas e presenciais do processo de formação e especialização de condutores, em todos os centros de formação de condutores, entidades e instituições credenciados. Também ficam suspensos nesse período a aplicação dos exames teórico de legislação e de prática de direção veicular.

 As aulas práticas poderão ser mantidas, desde que sejam observadas as medidas componentes da etiqueta sanitária que lhes são inerentes.
 
Durante o período de enfrentamento a Covid-19, os exames da junta médica do Detran-MG serão cancelados e reagendados assim que os riscos de transmissão do vírus diminuírem.

VEÍCULOS
A Ciretran de Uberlândia deverá adotar uma gestão da expedição e entrega dos documentos de acordo com a especificidade da região, como o Certificado de Registro de Veículo (CRV). No site, os proprietários de veículos poderão verificar situação do veículo e alterar endereço dentro do mesmo município.

EVENTOS
Os leilões de veículos recuperáveis e sucatas, as atividades de educação de trânsito, como treinamentos e as ações educativas em empresas, escolas, e demais eventos estão suspensos pelo período de trinta dias em todo estado.


















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90