Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/02/2020 às 09h10min - Atualizada em 18/02/2020 às 09h10min

Biblioteca Municipal de Uberlândia passa a funcionar em novo endereço

Localizada no primeiro piso do Centro Municipal de Cultura, espaço recebe programação especial nesta terça-feira (18)

DA REDAÇÃO
Novo espaço foi apresentado à imprensa na última semana | Foto: Igor Martins
A Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que completa 80 de história em 2020, agora começa a funcionar no Centro Municipal de Cultura em Uberlândia. O espaço público está localizado na praça Professor Jacy de Assis, no antigo fórum da cidade, e foi reaberto à população a partir desta terça-feira (18). 
 
Durante todo o dia, diversas atividades especiais foram programadas para os frequentadores. Às 9h, uma oficina de origami foi preparada para o público. Logo às 10h, quem toma conta do local é o Beauty Day, onde os frequentadores poderão se embelezar e adquirir dicas de maquiagem. 
 
Às 14h30, a criatividade e animação tomam conta do local, com uma oficina de Máscaras de Carnaval. Ainda durante a tarde, às 15h, uma contação de histórias e uma palestra de Motivação, qualificação e empreendedorismo fazem parte da programação.
 
HISTÓRIA
A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 10 de novembro de 1940, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, na Av. João Pinheiro, durante a gestão do prefeito Vasco Gifone.

Desde a sua criação, ocupou vários espaços, até ser transferida em 1976 para o prédio reformado da antiga rodoviária, onde permaneceu até 2019. No dia 31 de agosto de 1976, aniversário de Uberlândia, a Biblioteca ganhou um novo nome: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, homenagem especial ao ex-presidente da República. 
 
Em 2020, o acervo ganha novo endereço, agora na Praça Professor Jacy de Assis, onde está situado o Centro Municipal de Cultura.
 
ESPAÇO
São 37 servidores que fazem a Biblioteca Pública Municipal funcionar, desde o acervo e catalogação, até a organização dos eventos. Localizada no primeiro piso do prédio, os visitantes são recebidos por uma exposição logo na portaria. 
O espaço infanto-juvenil “Vovó Caximbó - Maria Inês Mendonça” leva alegria e diversão ao ambiente, em uma decoração lúdica e interativa, contando com móveis da coleção “Bichos Fantásticos”, especificamente projetados para crianças, além de uma brinquedoteca. 
 
“Nós queremos investir nas crianças. Temos brinquedos e uma decoração voltada a elas, bem como bancos de leitura, que cada um pode sentar e deitar. A ideia é que seja tudo muito leve, muito prático”, explicou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.
 
Além disso, o Espaço Incluir oferece equipamentos para pessoas com deficiências visuais e físicas, seguindo os princípios de democratização e acesso. Logo ao lado, o Espaço Digital proporcionará uma infraestrutura de computadores e softwares para a realização de cursos e uso dos frequentadores da Biblioteca.
 
Também compõem a nova Biblioteca Municipal uma galeria para exposições, Gibiteca, Sala Multiuso, Sala Uberlândia (dedicada à história da cidade), Hemeroteca (coleção de jornais, revistas e periódicos), área de pesquisa, ilha de computadores para acesso ao acervo eletrônico, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros. 
 
SERVIÇO
O quê: Programação especial de reinauguração
Onde: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek, situada no Centro Municipal de Cultura – praça Jacy de Assis, s/n
Quando: terça-feira (18)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 18h45
 






 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90