Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2020 às 12h20min - Atualizada em 13/02/2020 às 12h31min

Antigo fórum de Uberlândia passa a ser centro cultural

Novo espaço terá exposições de arte, shows e área exclusiva para crianças; local também abrigará Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck

IGOR MARTINS
Local será inaugurado na segunda-feira (17) | Foto: Igor Martins

O antigo prédio do Fórum Abelardo Penna, na região central de Uberlândia, agora tem outro nome e outra função. O Centro Municipal de Cultura será inaugurado para a população na próxima segunda-feira (17) e contará com atrações para toda a comunidade, incluindo galerias com exposições de arte, espaço infanto-juvenil, playground, teatro, shows e espaço gourmet, além de abrigar a Banda Municipal e ser o novo lar da Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck.

O Diário de Uberlândia já havia informado em primeira mão, em outubro de 2018, sobre a nova destinação do prédio. O edifício, projetado na década de 70 pelos arquitetos mineiros Roberto Pinto Manata e José Carlos Laender de Castro, foi cedido ainda em 2018 pelo Judiciário Mineiro ao Município. Desde junho de 2019, quando a ordem de serviço para reformas foi assinada, o prédio passou por intervenções pontuais nas áreas interna e externa, sem alterar os aspectos ou estruturação da construção.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Odelmo Leão falou sobre a importância da destinação do novo espaço para as manifestações artísticas de toda a região. “Este espaço é um local histórico para a cidade de Uberlândia. Todo o povo terá acesso ao prédio, é um lugar construído para gravar na história da nossa cidade”, disse.

As reformas feitas no local foram avaliadas em aproximadamente R$ 1,3 milhão. Foram feitas recuperações e instalações nas redes elétrica e hidráulica com recursos próprios, segundo Leão.

A secretária responsável pela pasta, Mônica Debs, acredita que o novo espaço muda o contexto artístico de toda a região do Triângulo Mineiro. Com salas adequadas para receber artistas e a população uberlandense, o prédio passa a receber ainda a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Cultura. “Vamos receber muitos eventos. O Centro Municipal de Cultura fica localizado no coração da cidade de Uberlândia. O espaço vai ser um farol de luz para todas as manifestações artísticas aqui existentes”, falou à imprensa.


Confira na edição de sábado (15) do jornal uma reportagem especial sobre o assunto com mais detalhes sobre o novo espaço cultural da cidade. 

BIBLIOTECA MUNICIPAL


Biblioteca tem espaço infanto-juvenil, com gibiteca e fraldário | Foto: Igor Martins


A Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck foi transferida para o Centro Cultural. Além de toda a estrutura voltada para os leitores, o espaço conta ainda com o espaço infanto-juvenil “Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça”, reunindo produções literárias voltada para os pequenos, com fraldário e brinquedoteca.

Dentro da biblioteca, foi construído o Espaço Incluir, que oferece equipamentos para pessoas com deficiências visuais e físicas. O local também recebe uma galeria de exposições, uma Gibiteca, sala multiuso, hemeroteca, área de pesquisa, ilha de computadores para acesso ao acervo eletrônico, sala de oficinas, sala de literatura e um departamento administrativo.

O espaço antigo servirá de reserva para algumas produções e receberá exemplares de aeromodelos e jipes, que estarão disponíveis para visitação em breve.

INAUGURAÇÃO PARA A COMUNIDADE
O primeiro evento no Centro Municipal de Cultura acontece na próxima segunda-feira (17), a partir das 19h. A Banda Municipal se junta à Banda Sinfônica, Udi Company e Grupo Folia de Reis para uma apresentação na área externa. Já dentro do prédio, no Espaço Gourmet, ocorre uma performance do grupo Congo Moçambique Pena Branca.

A sala administrativa recebe o Grupo de Dança RG Studio e o duo Olívia Teixeira e Fernando Lima dançam tango na Galeria da Secretaria Municipal de Cultura. A Esplanada Pena Branca e Xavantinho recebe a Orquestra Experimental e o Congo Rosário Santo faz show no final da rampa de acesso ao espaço interno.

No Cineteatro Nininha Rocha tem apresentação do UberBrass Quinteto e show de piano com Grazielle. Já a banda Veneno Vivo toca muito rock e pop rock no palco da área externa.













 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90