Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2020 às 11h47min - Atualizada em 16/01/2020 às 16h36min

Homem é internado em estado grave após ingerir cerveja em Uberlândia

Paciente de 36 anos é o primeiro caso suspeito da síndrome nefroneural na cidade

VINÍCIUS LEMOS E IGOR MARTINS
Paciente se encontra no HC-UFU, onde está internado em estado grave | Foto: Giovanna Tedeschi

Um caso suspeito da síndrome nefroneural foi confirmado na manhã desta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. O paciente é um homem de 36 anos que deu entrada na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Tibery após apresentar sintomas semelhantes à enfermidade. Ele foi transferido ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), onde se encontra internado. O estado de saúde dele é grave, porém estável.

O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria, Clauber Lourenço, afirmou que o rapaz apresentou uma alteração renal grave após fazer a ingestão de cervejas na última semana. Entretanto, a vítima não soube informar aos profissionais de saúde marcas ou rótulos do produto consumido. 
“Não é possível fazer qualquer afirmação sobre marcas. Tratamos este caso como um caso suspeito”, afirmou.

Um protocolo foi aberto para investigar o caso e as vigilâncias Estadual, Municipal e Epidemiológica foram acionadas para fazer a avaliação do que de fato foi consumido. Na última segunda-feira (13), o Procon pediu a suspensão da cerveja Belorizontina em Uberlândia, cuja empresa fabricante é investigada pela contaminação de lotes do produto.

Além disso, uma investigação está sendo realizada para saber se o homem consumiu a bebida da Cervejaria Backer, na última semana.

TRÊS MORTES SUSPEITAS EM MINAS GERAIS

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou a morte de mais uma pessoa com sintomas da síndrome nefroneural, doença que estaria relacionada à contaminação de cervejas da marca Backer. O paciente morreu na manhã desta quarta-feira (15), em Belo Horizonte. É a segunda morte confirmada pela doença. Há um terceiro caso suspeito em Pompéu (MG).

Investigações sugerem que a doença é causada por contaminação por dietilenoglicol, substância encontrada em garrafas da cerveja Belorizontina e Capixaba, da fabricante mineira. 

O último boletim divulgado na noite de terça-feira (14) pela Secretaria de Estado de Saúde informava que havia 17 pacientes internados com a doença em todo o estado. Desses, 16 seriam do sexo masculino e um feminino. Os casos notificados foram confirmados em Belo Horizonte (12) e em Ubá, Viçosa, São Lourenço, Nova Lima e São João Del Rei. A Secretaria também não finalizou as análises do caso da mulher de Pompéu.






 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90