Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2020 às 19h17min - Atualizada em 11/01/2020 às 20h34min

​Temporal causa danos em condomínios e lojas de Uberlândia; veja imagens

Forte chuva com rajadas de vento de cerca de 60 km/h ocorreu entre o fim da manhã e início da tarde deste sábado (11)

CAROLINE ALEIXO
 Letreiros de estabelecimentos comerciais foram arrancados com a força do vento no Centro |Foto: Diário de Uberlândia

Danos generalizados foram registrados em condomínios residenciais e lojas durante o temporal deste sábado (11) em Uberlândia. A forte chuva acompanhada por rajadas de vento ocorreu por volta do meio-dia e atingiu principalmente as regiões central, norte e alguns bairros da zona sul e oeste da cidade. 

A previsão do tempo já apontava grande possibilidade de pancadas fortes na cidade para o fim de semana. 
A chuva deste sábado durou cerca de meia hora e registrou aproximadamente 20 milímetros de volume de água.

As rajadas de vento chegaram a 46 km/h, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrados pela estação automática do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Defesa Civil estima que em outras localidades o vento tenha oscilado entre 50 km/h a 60 km/h. 


Com o vendaval, comércios do Centro tiveram os letreiros arrancados em avenidas como Cesário Alvim, Afonso Pena e João Naves de Ávila, onde parte da estrutura de vidro da fachada de um estabelecimento caiu sobre a calçada.

Pontos de alagamentos foram registrados na zona sul de Uberlândia | Foto: Diário de Uberlândia

Um carro que estava estacionado na avenida Afonso Pena foi atingido por uma das placas comerciais, sendo danificado. A Polícia Militar (PM) foi acionada e registrou o boletim de ocorrência para futuras providências. Uma placa metálica também foi arrancada e caiu sobre a fiação elétrica e um carro na área central da cidade. 

Na avenida Floriano Peixoto, próximo ao antigo Estádio Juca Ribeiro, fachadas de lojas também foram arrancadas ou danificadas. Em alguns pontos, as estruturas atingiram a rede elétrica e foi necessário acionar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para restabelecer a energia no setor. 


Uma loja de suplementos alimentares localizada na avenida Cesário Alvim, na mesma região, teve produtos e as portas danificadas. O vídeo compartilhado pelo WhatsApp mostra o momento em que os produtos do estabelecimento são derrubados das prateleiras e gôndolas. Instantes depois, um funcionário tenta conter uma das portas e é arrastado pela força do vento. Veja o vídeo abaixo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em



Imóveis atingidos
O Corpo de Bombeiros, a PM e a Defesa Civil também registraram danos em condomínios fechados da cidade. Ainda no Centro, um condomínio residencial na rua Benjamin Constant teve danos no telhado, em portas, no forro de gesso e no circuito de segurança. O carro que estava em uma das vagas da garagem também foi danificado durante a chuva.

Na mesma rua, um muro caiu próximo à Cruzeiro dos Peixotos e o entulho ficou espalhado pela calçada. Ninguém se feriu. 


 Área de estacionamento ficou alagada em condomínio residencial | Foto: Reprodução/WhatsApp

Na rua Ipanema, no bairro Morada da Colina, o muro de arrimo caiu e acabou soterrando a área de lazer de uma casa, destruindo piscina, a sauna e churrasqueira. Também houve dano em móveis. 

O estacionamento de um condomínio do bairro Copacabana, na região sul, ficou alagado e causou prejuízos em veículos. Pontos de alagamentos também foram registrados na rua Caravelas, no bairro Patrimônio, e na rua das Perdizes, no Cidade Jardim, onde foram registrados quatro pontos de erosão e danos na rede pluvial.
 
Ao menos nove quedas de árvores foram registradas desde o final da manhã até a tarde deste sábado na cidade. Uma delas caiu sobre um carro na avenida Cesário Crosara, no bairro Roosevelt. Outras quedas foram registradas nas ruas Morum Bernardino e Cairo do Egito, no mesmo bairro. 

 Muro de arrimo caiu no bairro Morada da Colina e destruiu área de lazer de uma casa | Foto: Diário de Uberlândia

Já na rua Lambada, no bairro Guarani, a árvore caiu em cima de uma casa, atingindo o muro e parte do imóvel. As demais ocorrências foram nos bairros Bom Jesus, Martins, na Praça Sérgio Pacheco, no Centro, e na BR-365 no perímetro urbano.

 
O Diário procurou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para saber sobre as ocorrências em decorrência da chuva. Os órgãos informaram que as equipes ainda estão nas ruas, junto aos servidores municipais, realizando poda e corte das árvores. Apesar do forte temporal, não houve vítimas, sendo registrados apenas danos materiais.

Sobre os danos em imóveis, a Defesa Civil informou que não foi necessário fazer interdição. 
 
 Árvore caiu sobre carro estacionado na avenida Cesário Crosara, no bairro Roosevelt | Foto: Diário de Uberlândia

 









 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90