Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2019 às 09h30min - Atualizada em 06/12/2019 às 09h30min

Escola Municipal Cidade da Música inicia apresentações natalinas

No 4º ano de atividades, instituição de Uberlândia é feita por pessoas comprometidas; crianças de 3 a 6 anos se preparam para as atividades de encerramento do semestre

ADREANA OLIVEIRA
Apresentação do Coral Infantil com os professores Joheber, Charlene, Cleide Luz e o colaborador Simidão | Foto: PMU/Divulgação
No final do mês de novembro, alunos da Escola Municipal Cidade da Música, a partir dos 6 anos de idade, iniciaram uma série de apresentações natalinas, como parte das atividades de encerramento do semestre. Nesta sexta-feira (6), na sede da escola no bairro Cidade Jardim, é a vez das crianças entre 3 e 5 anos da Musicalização I e II mostrarem aos pais e convidados o que aprenderam ao longo deste ano.

Completando quatro anos de atuação, a Cidade da Música atende gratuitamente a mais de 300 crianças, jovens e adultos, inclusive portadores de necessidades especiais. Quem a frequenta, percebe que a solidariedade e parceria entre professores, pais e responsáveis e o Município é fundamental para a realização das atividades. Sem uma caixa escolar institucionalizada, a escola já contou com colaborações espontâneas para reparos e aquisição de instrumentos.

A secretária municipal de educação, Tânia Maria de Souza Toledo, os pais compreendem a situação da instituição, fundada na administração passada. “Ao vermos os resultados como vimos recentemente em apresentação no Centro de Administrativo percebemos que estamos fazendo um bom trabalho, principalmente por termos uma equipe extremamente comprometida e dedicada ao projeto”.

Inaugurada em 2016 com 380 vagas para crianças, jovens e adultos, a Escola Municipal Cidade da Música oferece aulas de musicalização infantil, viola caipira, guitarra, percussão, teclado, flauta doce e violão. O espaço oferece ainda aulas de canto coral infantojuvenil e adulto, desenho e oficina de pintura em tecido.

O ingresso se dá por meio de sorteio, como para as escolas municipais, um processo transparente e democrático. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Escola da Música não é considerada uma escola tradicional (com exigência de frequência diária, aprovação/reprovação). Mesmo não valendo nota, por se tratar de uma mostra escolar, as apresentações serão avaliadas de acordo com princípios pedagógicos. A intenção é aperfeiçoar os próximos trabalhos.

Por conta dessas particularidades, a Escola da Música tem limitações, como, por exemplo, não ter a caixa escolar formalizada. Segundo Tânia Toledo, a secretaria tem que fazer adequações no orçamento para manutenção das atividades. “Fazemos de tudo para atender da melhor forma possível e temos feito muitos esforços para manter a instituição, que tem o funcionamento diferente de um conservatório, por exemplo, e mesmo assim apresenta resultados satisfatórios”, disse.

Tânia Toledo já foi questionada do porquê da escola não ficar sob os cuidados da Secretaria Municipal de Cultura. “Não é tão simples, todas as escolas seguem uma legislação e às vezes algumas melhorias não são realizadas por entraves burocráticos.”
Localizada em uma área de dimensões gigantescas, a Escola Municipal Cidade da Música ainda não tem sala com isolamento acústico, e só a capina do espaço, por exemplo, tem um custo aproximado de quase R$ 5 mil, bancados pela SME.

Tânia Toledo afirmou que a SME está aberta a propostas da iniciativa privada para melhoria do espaço. “Nossas portas estão sempre abertas e parcerias são bem-vindas para oferecermos um serviço cada vez melhor.”
 
PROGRAMAÇÃO
HOJE (6)
ESCOLA MUNICIPAL CIDADE DA MÚSICA
7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 – Vernisage
13h30 Apresentação dos alunos da Musicalizaçao I
PRAÇA CLARIMUNDO CARNEIRO
19h Apresentação do Coral infantojuvenil
 
SEGUNDA-FEIRA (9)
ESCOLA MUNICIPAL CIDADE DA MÚSICA
19h Apresentação de flauta
 
TERÇA-FEIRA (10)
CÂMARA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA
9h30 Coral infantojuvenil

QUARTA-FEIRA (11)
ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
15h Coral infantojuvenil
 
ENDEREÇOS
Escola Municipal Cidade de Música – Rua das Juritis, 1.315, Cidade Jardim
Câmara Municipal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, 1.617, Santa Mônica
Asilo São Vicente de Paulo – Rua Coronel Severiano, 131, Fundinho








 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90