Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/10/2019 às 14h41min - Atualizada em 30/10/2019 às 14h41min

Cargo mais concorrido no concurso da Prefeitura de Uberlândia tem 505 candidatos por vaga

Relação de vagas são para professor de Educação Física; são oferecidas 1.778 vagas de 89 cargos no Município

SÍLVIO AZEVEDO
Marli Melazzo disse que algumas vagas estão ocupadas por contratos temporários | Foto: PMU/Secom/Divulgação
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), empresa responsável pela realização do concurso público da Prefeitura de Uberlândia, divulgou o número de inscrições homologadas para concorrer às 1.778 vagas oferecidas em 89 cargos de níveis fundamental, médio e superior. O cargo com maior número de inscritos é o de oficial administrativo, com 14.426 candidatos para 100 vagas. Se levarmos em conta a relação candidato/vaga, a concorrência é maior para quem pretende ingressar no cargo de professor de Educação física, com 505 candidatos por vaga.

O cargo com a maior oferta de vagas é o de Profissional de Apoio Escolar, com 500 vagas e um salário de R$ 1.668,30 para uma carga horária semanal de 25h. Uma das postulantes é a diarista Cirlene Maria Carreiro, 56, que está confiante em se tornar funcionária pública efetiva e ter um ganho na qualidade de vida.

“Tenho estudado em casa e fazendo cursinho. Agora mesmo vou pegar firme, copiar a apostila para lembrar. Se a gente não preparar, fica mais difícil. Eu sou diarista, às vezes cato materiais de reciclagem e, por isso, passar no concurso pode significar uma melhoria de vida”.

Mesmo com a grande quantidade de concorrentes, Cirlene espera conseguir realizar um sonho, que é ajudar a cuidar de crianças. “Também quero ajudar muitas crianças que precisam nas escolas. Tem muita gente que trabalha e não dá o seu melhor. Tem que gostar da profissão”. 

Veja abaixo lista dos cargos mais concorridos do certame e com o maior número de candidatos. 

CERTAME
São 71.602 inscrições deferidas em ampla concorrência, dessas, 11.254 para candidatos negros e outras 424 de pessoas com deficiências (PCD). Outras 422 inscrições de PCD foram indeferidas por problemas na documentação de comprovação, como ausência do laudo médico. Um cadastro de reserva também será formado. 

Segundo a secretária municipal de Administração, Marly Melazzo, a expectativa é que o concurso seja de alto nível, com os melhores sendo aprovados para ocuparem os cargos públicos destinados. “A gente espera que o concurso ocorra com a maior tranquilidade possível e o maior nível possível de provas aplicadas, e o resultado traga pessoas com qualidades para atuar dentro da Prefeitura”.

Sobre as vagas, Marly Melazzo disse que atualmente parte delas está sendo ocupada por servidores temporários. “As vagas que estão disponíveis no concurso já existem, aprovadas por lei. Algumas ocupadas através de contratos temporários, porque não tinha concurso em vigor e nenhum aprovado a ser chamado. Por isso estamos fazendo um concurso. Hoje várias vagas estão sendo ocupadas por contratos temporários que surgem por causa de aposentadorias, exonerações, saídas a pedido do próprio servidor, entre outros motivos”.

De acordo com o edital do concurso, publicado em julho deste ano, as provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro, com publicação do resultado no início de 2020 e validade de dois anos desde a homologação (podendo ser estendida por mais dois).

Os locais de prova e a confirmação dos horários serão informados no Comprovante Definitivo de Inscrição do candidato, disponível no site
Gestão de Concursos até cinco dias antes da prova.

Impacto financeiro
A secretária municipal de Administração, Marly Melazzo, afirma que em um primeiro momento, o impacto financeiro com as contratações existirá em partes, já que os funcionários temporários trabalham e estão dentro da folha salarial do Município.

 
“Esse impacto financeiro, em um primeiro momento existe em parte, pois temos os contratos temporários que os funcionários já estão exercendo, sendo pago. Por isso quando a gente fala de impacto financeiro, vamos fazendo essas contratações de acordo com nossa disponibilidade”.





 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90