Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/10/2019 às 14h57min - Atualizada em 25/10/2019 às 14h57min

Começam hoje inscrições para ocupar vagas ociosas da UFU

Vagas são destinadas para transferência facultativa e portadores de diploma

SÍLVIO AZEVEDO
Ao todo são 2.439 vagas ociosas nos campi de quatro municípios | Foto: Diário de Uberlândia
A partir desta sexta-feira (25) começam as inscrições para quem deseja ocupar uma das 2.439 vagas ociosas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para ingresso no primeiro semestre de 2020. O prazo de inscrição se encerra às 23h59 do dia 7 de novembro e o valor da taxa é de R$ 90.

São 1.908 vagas para transferência facultativa e outras 531 para portadores de diploma em 65 cursos de graduação dos campi Santa Mônica, Umuarama e Educação Física, em Uberlândia, Pontal em Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Levando em conta somente os três campi de Uberlândia, estão disponíveis 1.459 vagas para transferência. O curso com maior disponibilidade é o de Sistema de Informação noturno, com 74 vagas.

Já para portadores de diplomas, Matemática Integral (bacharelado) tem maior quantidade de vagas (22), seguido por Ciências Biológicas Noturno (licenciatura), com 16, e Enfermagem Integral (licenciatura e bacharelado), com 12.

O processo de seleção será realizado em duas etapas, com provas objetiva e de redação, que serão aplicadas no dia 8 de dezembro em Uberlândia, de caráter classificatório e a análise documental, entre 15 a 20 de janeiro de 2020, de caráter eliminatório.
Segundo a diretora de Processos Seletivos da UFU, Maura Alves de Freitas Rocha, as vagas oferecidas nesses dois processos são de alunos que por algum motivo não fazem mais parte da comunidade acadêmica da UFU.

“São vagas geradas por óbitos, desistências, transferências, desligamentos e abandonos dos cursos ou jubilamento. A UFU precisa preencher essas vagas e por isso abre esses processos”.

Ainda de acordo com a diretora, o grande número de vagas ofertadas nos cursos de licenciatura se dá pela desvalorização dos professores. “Tem a ver com essa questão. A quantidade de vagas nesses cursos é maior porque tem uma procura menor. O mesmo acontece no vestibular. A procura é muito baixa. Então tem vaga”.

PROVAS
Para participar do processo de Transferência Facultativa, o candidato deve estar matriculado em um curso de graduação autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), além de ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro, segundo e terceiro quadrimestres, ou primeiro e segundo semestres ou primeiro ano do fluxograma ou quadro curricular do curso de origem. Já na modalidade portador de diploma, basta o candidato ter concluído algum curso superior reconhecido pelo MEC.

As provas objetivas e a redação serão aplicadas no dia 8 de dezembro de 2019, às 14h com término previsto para 17h, com exceção dos casos de candidatos com necessidades especiais.

A prova terá trinta questões de múltipla escolha e abordará conteúdos apresentados no Manual do Candidato. Já para a redação serão apresentados três temas que servirão de inspiração e o candidato escolhe um para a produção do texto.

Mais informações podem ser obtidas no Portal de Seleção da UFU

 
Vagas
  • Transferência facultativa: 1.908 vagas
  • Portadores de Diploma: 531 vagas
Outras informações
- Inscrições: 25/10/19 a 07/11/19
- Valor da Inscrição: R$ 90
- Dia da prova: 08/12/19
- Abertura dos portões: 13h15
- Fechamento dos portões: 14h
- Início das provas: 14h
- Término das provas: 17h
- Análise documental: 15 a 20/01/20
- Publicação do resultado: 10/02/20

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90