Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/10/2019 às 10h43min - Atualizada em 16/10/2019 às 10h43min

Mais um caso de sarampo é confirmado em Uberlândia

Já são 10 casos na cidade e 47 no estado; prefeitura promove vacinação neste sábado (19)

GIOVANNA TEDESCHI

Mais um caso de sarampo foi confirmado em Uberlândia na tarde de terça-feira (15) no Boletim Epidemiológico divulgado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Já são 10 casos confirmados na cidade e 47 em todo o estado desde o início de junho deste ano. 

 

Em setembro, o assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência de Uberlândia, Clauber Lourenço, afirmou que a doença chegou na cidade por meio de um trabalhador que veio de Araras (SP). Não há confirmação de óbitos pela doença no município.
“O primeiro caso confirmado foi desse paciente que veio prestar serviço a uma instituição privada da cidade e, ao chegar aqui, estava com os sintomas que eram condizentes com o sarampo. Assim que houve a suspeita, imediatamente foi feito o bloqueio para localizar as pessoas que tiveram contato e verificar se estão ou não vacinadas", disse à reportagem do Diário. Ele informou, ainda, que desde 2007 não havia casos da doença na cidade.

 

De acordo com a SES, a maioria dos casos confirmados está relacionada à importação do vírus de pacientes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas de cidades como São Paulo, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Araras. 

 

Desde o início do ano foram confirmados 51 casos de sarampo. Quatro destes ocorreram no primeiro trimestre. A partir de junho de 2019, o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1573 notificações provenientes de 226 municípios no estado. Uberlândia é a segunda cidade com mais casos, só perdendo para Belo Horizonte, com 14. 
 

Distribuição dos casos confirmados de sarampo e taxa de incidência por município de residência – Minas Gerais

Apesar de ser a segunda com mais casos de sarampo no Estado, Uberlândia não é a cidade que tem maior incidência da doença, por causa da grande quantidade de habitantes | Fonte: CDAT/DAT/SVE/SubVS/SESMG

 

DIA D CONTRA O SARAMPO

A Prefeitura de Uberlândia promove neste sábado (19), das 8h às 17h, o  Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. As 74 salas de vacina da rede municipal estarão abertas para receber crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

 

Em agosto, o Ministério da Saúde determinou que crianças de 6 a 11 meses devem tomar um dose extra contra o sarampo, a chamada “dose zero”. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por isso, os pais das crianças que estão na faixa etária da dose zero também devem procurar as unidades de saúde.

 

O quê: Dia D da Campanha de Vacinação

Quando: 19 de outubro, das 8h às 17h

Local: 74 salas de vacina da rede pública de saúde

Quem pode vacinar: Crianças de seis meses a menores de cinco anos






 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90