Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2019 às 09h19min - Atualizada em 14/09/2019 às 09h19min

Dmae faz alerta de desabastecimento hídrico em Uberlândia

Ações estão sendo feitas para minimizar falta de água em bairros da zona leste e sul da cidade

DA REDAÇÃO
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) emitiu um novo alerta na noite desta sexta-feira (13) sobre a necessidade de economizar água em Uberlândia. Devido ao período estiagem, as vazões dos rios que abastecem a cidade continuam baixando ao mesmo tempo em que o consumo de água tratada pela população tem se elevado. Na tentativa de evitar o desabastecimento, o Dmae iniciou, ainda nesta sexta, manobras em registros do sistema de fornecimento nos bairros mais afetados, que se concentram nas regiões leste e sul da cidade.

As equipes do Dmae também trabalharão em esquema de plantão, atuando 24 horas durante todo o fim de semana para monitorar e equilibrar o fornecimento de água. Além disso, o departamento iniciou nesta semana um trabalho de contenção de vazamentos em assentamentos.

 

Foi intensificada, ainda, a construção da primeira etapa do novo sistema de captação Capim Branco, que vai assegurar uma nova fonte de recursos hídricos para a cidade. Atualmente, são três frentes de trabalho. A adutora do sistema foi construída e 80% do restante das obras já estão concluídas.

A autarquia mais uma vez reforça à população a necessidade de se evitar desperdícios em ações como lavar calçadas, regar jardim, deixar torneira aberta ou ficar muito tempo no chuveiro. Isso, sobretudo, aos fins de semana, quando o consumo costuma aumentar consideravelmente. "Usar a água de forma racional é a única maneira de impedir que esse recurso falte", ressaltou o Departamento.

Confira os bairros mais afetados pelo desabastecimento na cidade:

Alvorada
Chácaras Andorinhas
Jardim Finotti
Morumbi
Parque Novo Mundo
Santa Mônica
Segismundo Pereira
Vida Nova
Vila Marielza
São Jorge
Laranjeiras
São Gabriel

Dicas para reduzir o consumo
- A redução do tempo de banho para cinco minutos, economiza cerca de 90 litros de água

- Reutilizar a água da lavagem de roupas para limpar as calçadas, evitando o uso da água tratada para essa finalidade. A economia desta ação é, em média, de 120 litros

- Consertar vazamentos domésticos. Uma torneira pingando desperdiça cerca de 46 litros de água por dia. No caso de vazamentos maiores, em forma de filete, o desperdício pode chegar a 750 litros por dia.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90