Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/09/2019 às 15h43min - Atualizada em 13/09/2019 às 15h43min

Fim de semana segue com temperaturas altas e umidade baixa em Uberlândia

Umidade pode chegar a 15% e Defesa Civil faz alerta; termômetros variam entre 18ºC e 35ºC

DA REDAÇÃO
Céu ensolarado está previsto para este fim de semana | Foto: Bruna Merlin
A população de Uberlândia vem sofrendo com a onda de calor que atinge a cidades desde a última quarta-feira e a previsão para o fim de semana não será diferente. Após a cidade bater o recorde com o dia mais quente do ano, nesta quinta-feira (12), as temperaturas seguirão altas. Confira abaixo a previsão completa.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec) emitiu um novo alerta de onda de calor para a região do Triângulo Mineiro. Devido a isso, a umidade relativa do ar pode chegar a 15% no período da tarde neste fim de semana. Não há previsão de chuvas. 

Segundo o professor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia, Paulo Cesar Mendes, entre setembro, que marca o fim do inverno e início da primavera, e outubro são registradas as temperaturas mais elevadas do ano. “Outubro e janeiro são os meses mais quentes do ano. Só que final de setembro e início de outubro é um período de grande desconforto térmico. Além da temperatura elevada, temos o ar com umidade relativa extremamente baixa e muita poeira, gerando um desconforto térmico muito grande”, explicou. 

E a situação fica ainda mais agravante com a instalação de uma massa quente e seca sobre o interior do Brasil. A tendência é que as temperaturas fiquem extremamente quentes nos próximos dias.O professor destacou que o fenômeno chamado de onda de calor se instalou na região com previsão de permanência de temperaturas altas por cerca de 10 dias. 

Nesta sexta-feira (13), as temperaturas máximas podem chegar a 35ºC. Já as mínimas, que ocorrem durante a manhã e noite, ficam em 18ºC, segundo o Cptec. O céu ficará ensolarado. 

No sábado (14), o céu também ficará ensolarado. Os termômetros irão variar com mínima de 22ºC e máxima de 34ºC. No domingo (15), eles ficam em 21ºC e 33ºC. 

BAIXA UMIDADE 
A Defesa Civil de Uberlândia faz um alerta à população sobre os riscos gerados pela baixa umidade relativa do ar, que tem sido registrada nos últimos dias na cidade. Na última quarta-feira (11), o município registrou a umidade mais baixa do ano que ficou em 11%.  

Entre 21 e 30% – Estado de Atenção 
Cuidados a serem tomados: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins e outras técnicas. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade. 

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta 
Cuidados a serem tomados: observar as recomendações do estado de atenção. Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h. Evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas. 

Abaixo de 12% – Estado de Emergência 
Cuidados a serem tomados: observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta. Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo e entrega de correspondência. Suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas entre 10h e 16h. Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90