Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2019 às 08h32min - Atualizada em 06/09/2019 às 08h32min

Comércio de Uberlândia adere à Semana do Brasil com descontos de até 80%

Ações ocorrem a partir desta sexta-feira (6) e vão até 15 de setembro no comércio e também em shoppings

VINÍCIUS LEMOS
Rede vai oferecer promoções de até 70% em produtos eletrônicos | Foto: Vinícius Lemos
De hoje (6) ao dia 15 deste mês, os setores de comércio e de serviço em Uberlândia farão promoções para atrair clientes e alavancar as vendas. A iniciativa mostra a adesão ao projeto Semana do Brasil, lançado na última terça-feira pelo Governo Federal para aquecer a economia.

Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, ainda não há como apontar a quantidade de empresas que já aderiram ao projeto, mas nos últimos dias houve procura por materiais de divulgação e de instruções sobre a Semana do Brasil. “Fazemos um trabalho de orientação e de informar o empresário para que ele participe e foi um tempo bem curto desde o início da divulgação. Mas temos uma boa receptividade. Eu acredito que por ser o primeiro, e deve crescer ao longo dos anos”, disse a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.

A instituição tem feito comunicação com as empresas, com orientações sobre a Semana. De acordo com a superintendente da CDL, os estabelecimentos devem ficar atentos principalmente aos descontos e produtos que vão colocar em promoção, os quais devem ser interessantes aos clientes e com abatimentos reais em seus valores. “Isso vai reforçar inclusive o mês de setembro frente à Black Friday, por exemplo, que acontece em novembro costumeiramente.”

O mês de setembro costuma ser mais fraco por não haver datas comerciais, segundo os empresários consultados pelo Diário. Dessa forma, descontos de até 80% serão oferecidos nos próximos dias. Empresas interessadas podem acessar o site oficial da Semana do Brasil (brasil.gov.br/semanadobrasil) para se cadastrarem e usar o Selo e terem acesso ao Manual de Identidade Visual do projeto.

A loja de vestuário feminino gerenciada por Andressa Ferreira, por exemplo, já começou a apresentar promoções antes da abertura oficial da Semana do Brasil. O objetivo dela é chamar a atenção para descontos que chegam a 70%. “Algumas promoções no calendário comercial já perderam a credibilidade no varejo. Essas novas promoções vêm para mudar isso e o público já tem perguntado sobre os descontos,” afirmou a gerente. A meta é aumentar em 30% o faturamento no mês de setembro, segundo Andressa Ferreira.
 
Criada há dois meses, a campanha usa o Dia da Independência como temática nacionalista para o comércio e é definida pelo Governo como “um movimento que une o poder público e a iniciativa privada para movimentar nossa economia, para gerar oportunidades únicas para quem produz e para quem consome e, principalmente, para valorizar o orgulho de sermos brasileiros”.

 
Loja de vestuário feminino se antecipou à abertura apostando no aumento das vendas | Foto: Divulgação

Grandes redes participam da semana
Representante em Minas Gerais de duas grandes redes de lojas de móveis e eletroeletrônicos, Ralf de Freitas Assis afirmou que mais de 1 mil unidades das Casas Bahia e do Pontofrio abrirão a partir das 6h desta sexta, com promoções que darão até 70% de descontos em itens novos, mostruário e de saldos. Na internet, as duas redes darão até 80% de descontos nos mesmos produtos. A expectativa é superar meta diária de vendas em 200%.

Segundo o representante, a mobilização para participar da Semana do Brasil teve que ser grande em termos de logística para abastecer as lojas físicas. Há ainda o reforço na comunicação para que os consumidores saibam da adesão ao projeto. “O cliente no geral ainda não tem muita informação”, afirmou Ralf de Freitas Assis, ao mesmo tempo em que salientou que mídias tradicionais e de internet serão usadas para avisar os consumidores sobre a Semana do Brasil.
 
Shoppings
O superintendente do Uberlândia Shopping, Fredson Dourado, afirmou que houve o incentivo para que as lojas oferecessem descontos e fizessem adesão à semana nacional de promoções. O próprio shopping dará destaque ao visual de elementos que identifiquem a campanha. “As expectativas são as melhores. Sem dúvida, esperando um crescimento de fluxo e vendas. Cada loja terá o seu percentual de desconto diferenciado, com itens com promoções especiais e descontos exclusivos em todos os segmentos”, afirmou.

Uma rede que administra shoppings em todo o País terá 27 unidades dentro da semana promocional, incluindo o Center Shopping em Uberlândia, o qual terá ofertas com até 80% de descontos.

O mercado está de olho no primeiro período dedicado ao varejo após a liberação do abono do PIS/PASEP, que começou em julho e deve lançar cerca de R$ 21 bilhões no mercado brasileiro até junho de 2020.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90