Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2019 às 07h57min - Atualizada em 22/08/2019 às 07h57min

Alunos da UFU realizam Festival Integrado de Cultura Universitária em Uberlândia

Evento aberto à comunidade destaca a importância social da universidade

ADREANA OLIVEIRA
Festival tem atividades no campus Santa Mônica nesta quinta-feira (22) | Foto: Divulgação

Acontece, até sexta-feira (23), o Festival Integrado de Cultura Universitária (Ficu). Segundo os organizadores, o objetivo do evento é atuar na ampliação da percepção coletiva sobre a importância social, cultural e econômica da Universidade integrando agentes culturais desse espaço com a cidade a fim de visibilizar, valorizar e suscitar trabalhos artísticos, acadêmicos e sociais nos temas de arte, cultura, saúde mental e redução de danos naquela que consideram uma das mais graves crises do País desde os anos 60.

Segundo Gabriel Chagas, idealizador da ação, os primeiros rascunhos do projeto começaram com ideias do proponente em 2018, efetivada a seis mãos em março deste ano. As atividades tiveram início na última segunda-feira (20) e seguem até amanhã no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e são abertas a toda a comunidade.

Para Chagas, o processo todo é de muito aprendizado e desafios que têm rendido momentos gratificantes. A exposição coletiva de artes visuais no saguão da biblioteca tem o apoio de diversos estudantes das Artes Visuais da UFU e professores do mesmo instituto que cederam algumas estruturas.

Na programação, oficinas de fotografia, cine debate e oficina “1001 Lambes”. Os alunos se revezam para montar as estruturas necessárias e na supervisão das atividades que acontecem simultaneamente. “Todos esses espaços têm sido de grande aprendizado e fortalecimento de vínculos, sendo gratificante poder entrelaçar artistas e profissionais tão talentosos da universidade e de fora dela, poder gerar mais oportunidades para eles mostrarem seus trabalhos e trocarem ideias entre si e com o público, assim como suscitar debates e reflexões em temas tão importantes pra comunidade acadêmica e externa à Universidade em tempos de crise política, econômica, social e cultural”, disse Chagas.

Ainda segundo ele, apesar de a divulgação não ter o aporte que gostariam, têm recebido um bom público, mesmo com muitos eventos no campus, e a comunidade não universitária também está marcando presença nas oficinas.

O FESTIVAL
O Festival Integrado de Cultura Universitária (Ficu) é realizado pela Hoax Colab, por meio do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) da UFU e participação do Casa Verde Estúdio Uberlândia, Apiá Coletivo de Acompanhantes Terapêuticos, Sync Music, Timbre Cultural, entre outros colaboradores.

Na programação desta quinta (22), das 19h às 22h, no auditório 5OA tem a mesa “O acesso a arte e cultura na Univer(cidade) como via de desenvolvimento social” com Natania Borges, Larissa Dardania, Rubia Bernasci, Jarbas Siqueira Ramos, Jeremias Brasileiro, Gabriel Caixeta Magalhães e mediação de Tamiriz Vaz.

A festa de encerramento será na sexta (23), às 18h no Galpão do Apiá Coletivo de Acompanhantes Terapêuticos (Av. Lázara Alves Ferreira, 1105, Jardim Finotti), com entrada franca.

SERVIÇO

O QUE: Festival Integrado de Cultura Universitária (Ficu)
QUANDO: até sexta (23)
LOCAL: Campus Santa Mônica da UFU
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: (85) 99900-6258 (WhatsApp)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90