Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/08/2019 às 18h09min - Atualizada em 21/08/2019 às 18h09min

UFU cancela evento regional de pesquisa por causa de contingenciamento

Encontro foi suspenso devido à falta de apoio financeiro; transporte intercampi também sofre mudanças

BRUNA MERLIN
Devido ao contingenciamento na educação por parte do governo Federal, alguns serviços e atividades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já começaram a ser interrompidos. Na tarde desta quarta-feira (21), a instituição anunciou o cancelamento da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por falta de recursos.

De acordo com o documento assinado pelo diretor de pesquisa da UFU, Kleber Del Claro, o evento estava pré-agendado para acontecer entre os dias 14 e 16 de outubro. Todos os preparativos já estavam em andamento, mas não havia garantia de condições mínimas para a realização do encontro.

 

A reunião da SBPC contaria com palestras, apresentações de trabalhos e atividades de divulgação científica de todas as áreas do conhecimento. A entrega do Prêmio Inovação UFU 4.0, que estava marcada para acontecer durante o evento, está mantida para o dia 14 de outubro. Mais informações sobre a cerimônia de premiação serão divulgadas em breve.

O diretor explicou que não há nenhuma garantia de apoio ao projeto por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig). Devido a esses impasses, a UFU e a SBPC decidiram não realizar o evento.

No documento, Kleber ainda agradeceu o apoio da reitoria da universidade e também de outros setores que trabalharam para que a decisão fosse evitada.

Reunião da SBPC contaria com palestras, apresentações de trabalhos e atividades de divulgação científica | Foto: Alexandre Costa/Divulgaçõa

INTERCAMPI
O serviço de transporte intercampi e intermunicipal também sofreu alteração devido ao bloqueio orçamentário. A medida começará a valer a partir do dia 26 de agosto por tempo indeterminado com mudança de horários e quantitativo de veículos entre os campi em Uberlândia. Confira abaixo como ficou o funcionamento.

 
Rotas Horário Quantidade de veículos
Santa Mônica - Umuarama 12h30 2
Umuarama - Santa Mônica 12h30 2
Santa Mônica - Glória  6h30 1
Santa Mônica - Glória  7h30 1
Glória - Santa Mônica 18h30 2
Umuarama - Glória 6h30 2
Glória - Umuarama 18h30 2

O transporte intermunicipal para os campi fora da cidade encontra-se suspenso, exceto o trajeto Tupã/Bloco 2 em Ituiutaba, que será mantido em atendimento às atividades acadêmicas sem alteração de horário.
 
OUTROS CORTES
O Diário de Uberlândia entrou em contato com a UFU para saber se outros eventos, ações e atividades foram suspensas nos últimos dias em virtude dos cortes e a partir das ações de contingenciamento anunciadas na última semana à comunidade acadêmica. 

A assessoria de comunicação da instituição informou que, até o momento, só está ciente sobre o cancelamento do evento citado no início da matéria, além das demais medidas já anunciadas pela Pró-Reitoria De Planejamento e Adminstração (Proplad)

Entre as medidas adotadas de imediato pela instituição estão a redução em 50% da quantidade de postos de trabalho nos contratos de mão de obra, suspensão temporária de contratos de prestação de serviços, suspensão temporária de 100% do contrato de lanches,redução de 60%
do quadro de estagiários e suspensão do pagamento de bolsas de iniciação científica.

A situação poderá ser revista caso o Ministério da Educação (MEC) preste novas informações sobre o desbloqueio do orçamento, possibilitando o retorno parcial dos serviços suspensos.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90