Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/06/2019 às 16h08min - Atualizada em 28/06/2019 às 16h08min

​Simpósio gratuito debate diversidade sexual e de gênero em Uberlândia

Evento promovido pelo Projeto Somos será realizado durante este sábado (29) no campus Santa Mônica da UFU

CAROLINE ALEIXO
Projeto conta com advogados voluntários, estudantes de Direito e outras áreas da UFU | Foto: Projeto Somos/Divulgação
A partir do tema “Movimento LGBT em Uberlândia”, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai sediar um simpósio para debater a diversidade sexual e de gênero. O evento aberto ao público será realizado neste sábado (29), das 9h às 17h30, e as inscrições são gratuitas.

A iniciativa é do Projeto Somos em parceria com outros movimentos como o Coletivo Psiu! Marsha P. Johnson e a comissão de diversidade sexual da OAB Uberlândia. O objetivo é contar a história do movimento na cidade, aproveitar para tirar dúvidas sobre o tema, principalmente na área jurídica, e ajudar na formação de profissionais que queiram se especializar no atendimento à comunidade LGBT.  

O projeto de extensão da UFU foi idealizado no ano passado, durante o período eleitoral, quando, segundo a coordenação, houve aumento nos índices de ameaças e violência contra o público LGBT. Desde então, o grupo formado por advogados voluntários e estudantes de Direito, Administração, Psicologia e Economia da universidade promovem eventos, debates, casamentos comunitários, além de prestar apoio jurídico.
“A gente tem prestado assessoria jurídica pra essa população em situação de vulnerabilidade e serve também pra formar novos profissionais do Direito capacitados pra essa área, porque há a necessidade dessa assessoria especializada. A intenção [do simpósio] é que seja formativo e informativo, gerar novos protagonistas”, comentou a advogada e uma das coordenadoras do projeto, Camila Barbosa de Paiva.

O I Simpósio Somos de Diversidade Sexual e de Gênero será realizado no auditório 5S do campus Santa Mônica da UFU. Haverá mesa de discussão, palestras e intervenções artísticas ao longo da programação. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online disponível na página do Facebook do evento ou diretamente no local, na hora do evento. 

“Apesar de a gente acreditar que o empoderamento da comunidade LGBT parte da informação, a gente acredita que disseminar essa informação para toda a população é uma ferramenta pra diminuir o preconceito”, destacou Barbosa.

PROGRAMAÇÃO
9h - MESA 01 - Diálogos com a Comissão: Direitos LGBT em pauta
Palestrantes, advogados: Breno Valadares de Abreu, Camila Barbosa de Paiva, Jade Elena de Moraes, Neymer Nyno Alves de Bragança, Patrícia Vieira de Oliveira Alves e Thiago Cunha Costa.

10h - MESA 02 - História do Movimento LGBT em Uberlândia
Palestrantes: Sayonara Nogueira e Adeon Souza do Amaral
Mediadora: Laís Massud Miyashiro - aluna do curso de Direito e membro do Projeto SOMOS

11h30 - Intervalo para Almoço

13h15 - Intervenção Artística com Carolina Matos

13h30 - MESA 03 - Mães pela Diversidade: O Apoio da Família
Palestrantes: Denise Monte e Neuza Henriques
Mediadora: Alice - membro do Coletivo Psiu! Marsha P. Johnson

14h30 - Intervenção Artística com Layla Policarpo

15h - MESA 04 - Drag Queens e a sua Importância para o Movimento LGBT
Palestrantes: Victoria Muller e Fabrício Marçal Vilela
Mediador: Diogo Coimbra - estudante do curso de Direito e membro do Projeto SOMOS

16h - MESA 05 - A Necessidade do Atendimento Especializado à População LGBT
Palestrantes: Camila Barbosa de Paiva, Lauro Ricardo de Lima Santos (Coletivo), Flávia do Bonsucesso Teixeira (CRAIST), Sérgio Ferreira Jr. (CRAIST)
Mediadora: Sayonara Nogueira

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90