09/05/2019 às 13h24min - Atualizada em 09/05/2019 às 13h24min

Começam as obras de duas pontes na zona sul de Uberlândia

Estruturas vão facilitar o acesso entre bairros e desafogar o trânsito

DANIEL POMPEU
Pacote de obras inclui ponte na rua da Carioca, sobre o córrego Vinhedo | Foto: Daniel Pompeu
Esta semana, tiveram início as obras de duas pontes que fazem parte do programa Uberlândia Integrada II, uma delas no final da Avenida Oscarina Cunha Chaves - que ligará a via até a rua dos Sabiás, sobre o rio Uberabinha - e outra na rua da Carioca, sobre o córrego Vinhedo, ambas na zona sul. As obras, que devem custar cerca de R$ 8 milhões, têm prazo de oito meses para serem finalizadas.

O prefeito Odelmo Leão (PP) visitou o canteiro de obras na tarde de ontem, acompanhado do secretário de Obras, Norberto Nunes, e o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, além do diretor da empresa vencedora da licitação, a Decc Construções.

Durante a visita o secretário de Obras destacou que um dos objetivos da construção da ponte na rua Oscarina Cunha Chaves é conectar o bairro Patrimônio com o bairro Cidade Jardim. “Quem está ali no alto do Cidade Jardim, Jardim das Palmeiras, toda aquela região, poderá cruzar na ponte, entrando na Francisco Galassi e tendo acesso à avenida Nicomedes”, disse. Nunes também disse que a obra tem potencial para melhorar o acesso de bairros como o Canaã e o Shopping Park à região das universidades.

Sobre a rua da Carioca, que acompanha a margem do rio Uberabinha e tem trechos próximos à avenida Rondon Pacheco e ao Praia Clube, o secretário disse que uma ponte que conecte  a via sobre o córrego Vinhedo oferecerá melhor acesso à parte sul da cidade. Como exemplo, ele citou a facilidade de acesso entre o Uberlândia Shopping e o bairro Gávea, além de oferecer um novo trajeto na área que pode ajudar a desafogar a avenida Nicomedes Alves dos Santos.

O prefeito Odelmo Leão ressaltou que há, nesta fase inicial, uma preocupação em prejudicar o menos possível as áreas de preservação ambiental nas margens rio Uberabinha e do córrego Vinhedo. O prefeito também disse que espera que as obras sejam concluídas no prazo previsto, considerando que o período de estiagem começa a se intensificar a partir de agora.
 
PROGRAMA
As duas pontes em construção fazem parte do programa Uberlândia Integrada II, que visa melhorar a mobilidade urbana com obras na infraestrutura viária e de recapeamento. O orçamento total do programa é em torno de R$ 140 milhões e foi viabilizado através de um financiamento pelo programa de Fomento à Infraestrutura e ao Financiamento (Finisa) da Caixa.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »