28/03/2019 às 08h24min - Atualizada em 28/03/2019 às 08h24min

Prefeito quer ação judicial contra casos reincidentes de dengue em Uberlândia

Medida é apontada para proprietários de casas onde há criadouros do mosquito

DANIEL POMPEU
“Hoje nós já tomamos providências aqui e vamos entrar com medidas judiciais contra aqueles que estão prejudicando o povo”. A declaração foi dada pelo prefeito Odelmo Leão, nesta quarta-feira (27), em cerimônia de assinatura da ordem de recapeamento de vias em Uberlândia. O prefeito se referia às casas onde são encontrados, de forma reincidente, focos de reprodução do Aedes aegypti. Leão aproveitou a ocasião para comunicar a medida aos representantes de associações de moradores presentes no evento.

De acordo com ele, um advogado será designado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para cuidar da medida. “É uma coisa que está prejudicando a todo mundo. Então nós vamos tomar essas providências”, disse.

A declaração vem um dia após a veiculação da informação de que sete mortes estão sob suspeita de dengue no município. Uberlândia lidera o ranking de incidência da doença em cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, com 962,8 casos suspeitos para cada 100 mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde.

O secretário de saúde do município, Gladstone Rodrigues da Cunha, disse no início desta semana que, segundo dados do Prontuário Eletrônico Único, cerca de 17 mil pacientes foram atendidos com sintomas da dengue este ano em Uberlândia.

HIDRATAÇÃO


Conforme noticiou o Diário de Uberlândia, 17,8 mil pessoas com sintomas de dengue foram atendidas em toda rede municipal até o início desta semana. Para atender a demanda, Rodrigues afirmou que a UAI do bairro Luizote improvisou uma nova sala de hidratação em um prédio vizinho. Além disso, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília está apoiando a UAI do bairro Roosevelt.

“As UBSFs funcionam apenas durante a semana, mas esta unidade passou a abrir todos os dias. Na próxima quarta-feira (3), as UBSFs da região sul também terão sala de hidratação e ficarão abertas nos sábados e domingos”, afirmou Gladstone.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »