Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2019 às 18h50min - Atualizada em 27/03/2019 às 18h50min

Ordem de serviço é assinada para recapeamento de 130 km de vias em Uberlândia

Trechos das avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena serão contemplados; duas obras com início marcado em janeiro ainda não foram licitadas

DANIEL POMPEU
Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão nesta tarde (27) | Foto: Daniel Pompeu
A Prefeitura de Uberlândia assinou a ordem de serviço para recapeamento de 130 km de vias na cidade. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (27), durante encontro na sala de reuniões do gabinete do prefeito Odelmo Leão. Entre as contempladas estão trechos das avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena nos bairros Umuarama, Brasil e Aparecida.

A programação de recapeamentos priorizará inicialmente avenidas e ruas que vão no sentido central da cidade. Nesta primeira etapa, serão contemplados bairros dos setores centro-leste - de responsabilidade da empresa BT Construtora e centro-norte - onde as obras serão realizadas pela Dreste Construtora. Serão R$ 18 milhões destinados aos recapeamentos e a previsão de conclusão é de 10 meses.

A nova etapa de recapeamento faz parte do programa Uberlândia Integrada II, anunciado em 2018 com a promessa de 20 intervenções viárias e mais de 260 km de recapeamento. O investimento de cerca de R$ 140 milhões foi viabilizado pela Caixa Econômica Federal por meio do programa de Fomento à Infraestrutura e ao Financiamento (Finisa).

O cronograma de obras, divulgado pela Prefeitura em outubro do ano passado, previa a execução de dois viadutos nas avenidas João Pessoa sobre a BR-365 (Rua México) e avenida dos Municípios sobre a Rondon Pacheco a partir de janeiro. Mas, até o momento, nenhuma das licitações foram abertas.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Odelmo Leão (PP) estava acompanhado do líder do governo na Câmara dos Vereadores, Wilson Pinheiro, além do secretário municipal de Obras Norberto Nunes e representantes de associações de moradores dos bairros contemplados. Também marcaram presença o superintendente e o gerente regional da Caixa, Luis Carlos Alves e Gilmar Passos.

De acordo com o secretário de Obras, o recapeamento das vias de circulação de transporte público estão entre as prioridades da nova etapa do Uberlândia Integrada II.  “A prioridade são as ruas onde tem o transporte coletivo. Além de ser um trânsito pesado, estão realmente precisando de manutenção”, disse Nunes.

Ele disse que as regiões centro-sul e centro-oeste fazem parte dos planos de recapeamento da Prefeitura para as próximas etapas do Uberlândia Integrada II. As obras são mais definitivas do que as ações de “tapa-buraco”, que têm sido insuficientes para manter as vias em ordem, de acordo com Norberto. 

“Eu peço a compreensão da população porque fazer o trabalho de recapeamento vai trazer transtorno sim. Peço a compreensão de todos para podermos evitar acidentes”, disse o secretário sobre as dificuldades que podem ser geradas no trânsito com as obras.

O prefeito Odelmo Leão reforçou também que a sinalização dentro das obras para evitar acidentes é de responsabilidade das empresas que venceram as licitações. “Eu queria pedir aos empresários que nos ajudem nesse momento. Toda vez que você vai mexer em trânsito é um problema”, afirmou o prefeito.
 
OBRAS ATRASADAS
Questionado sobre os viadutos das avenidas João Pessoa (Rua México) e dos Municípios que tinham início marcado para janeiro, o secretário Norberto Nunes admitiu que houve atraso na abertura do processo. “Estão com projeto pronto, mas ainda não foram colocadas em licitação ainda.”

Ele justificou que no caso da João Pessoa, ainda é preciso fazer a desapropriação terrenos particulares para a construção do viaduto. Já na obra da avenida dos Municípios, o secretário disse que a gestão tomou a decisão de esperar para iniciar a construção.

“O prefeito achou melhor segurar um pouco para iniciar primeiramente uma ponte que será feita no final da avenida Rondon Pacheco. Se as duas obras foram [feitas] ao mesmo tempo, podemos problemas grandes naquela região toda para trafegar”, disse.

O secretário não especificou em quanto tempo as obras serão licitadas. Confira os bairros com vias contempladas pelo recapeamento.

 
  • Região centro-norte:
Bairro Nossa Senhora das Graças
Residencial Gramado
Bairro Liberdade
Bairro Roosevelt
Bairro Pacaembu
Bairro Maravilha
Bairro Jardim Brasília
Bairro Martins
Bairro Osvaldo Rezende
 
  • Região centro-leste:
Bairro Ipanema
Bairro Aclimação
Bairro Alto Umuarama
Bairro Morumbi
Bairro Alvorada
Bairro Custódio Pereira
Bairro Umuarama
Bairro Brasil
Bairro N. S. Aparecida
Bairro Tibery

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90