12/03/2019 às 12h52min - Atualizada em 12/03/2019 às 12h52min

Cursos levam conhecimento sobre mecânica a mulheres em Uberlândia

Velox pneus e Escola do Mecânico darão aulas gratuitas neste mês

MARIELY DALMÔNICA
Marcelo Brito diz que iniciativa será levada a outras três cidades do Triângulo Mineiro | Foto: Mariely Dalmônica
Durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Velox Pneus e a Escola do Mecânico irão oferecer palestras gratuitas para o público feminino. O objetivo é levar conhecimento automotivo para mulheres, que muitas vezes se sentem enganadas em alguma oficina. As ações acontecerão na próxima terça-feira (19), às 19h, na Escola do Mecânico, e no dia 27 deste mês, às 19h30, na Velox.

Esta será a segunda vez que a Velox Pneus oferece a palestra de mecânica básica para mulheres. A primeira ação aconteceu no ano passado, quando mais de 30 pessoas marcaram presença. “Já temos mais de 40 mulheres interessadas em Uberlândia. Elas têm medo de serem roubadas, afinal, tem gente que usa armadilhas, faz um preço inicial barato, mas depois encontram outros estragos”, disse Marcelo Brito, gerente de operações comerciais da Velox.

Segundo Brito, a palestra irá ensinar coisas básicas, como o funcionamento de partes elétricas, troca de óleo, como funciona um motor e como deve ser feita a troca de pneus. “Muitas pessoas veem uma luz vermelha acesa e não sabem o que fazer. A gente vai mostrar de uma forma geral como é o painel, o que é balanceamento e o que é alinhamento”, disse.

O curso também será oferecido em Uberaba, Araguari e Ituiutaba, e, até o fim do ano, mais cinco palestras serão ministradas. Em Uberlândia, a ação será feita dentro da loja, na avenida Afonso Pena, 3075, no bairro Brasil, das 19h30 às 22h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3215-7771 e as vagas são limitadas.

MERCADO

Na próxima semana, a Escola do Mecânico também irá oferecer uma palestra gratuita para mulheres. De acordo com Sandra Rosa de Souza, proprietária da escola, enquanto uma turma exclusiva para mulheres não é criada, um curso prático será oferecido para quem tem interesse no assunto. “Muita gente nos procura para não serem mais enganadas por oficinas mecânicas. Na palestra vamos mostrar detalhes para evitar despesas e estragos”, disse.

A palestra será ministrada pela Elisama Macedo, que em breve estará com o diploma de mecânica automotiva em mãos. “Vamos falar sobre cada item, motor, pneus, e como prevenir problemas no carro, já que muitos podem ser solucionados na rua. Acho que a mulher tem que ter autonomia, saber se virar sozinha”, disse Elisama, que é filha e irmã de mecânicos.

Marilda Rodrigues, de 57 anos, sempre sonhou em ser mecânica, e, neste ano, deixou o trabalho para se matricular no curso e investir na carreira. Segundo ela, é fundamental que as mulheres tenham um conhecimento básico sobre carros e motos. “Depois que me formar quero me dedicar a mecânica. É um trabalho como qualquer um, que um homem pode fazer e uma mulher também”, afirmou.

As inscrições para a palestra da Escola do Mecânico podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo número 98435-3577, e as vagas são limitadas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »