Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/02/2019 às 14h47min - Atualizada em 23/02/2019 às 14h47min

Agência nacional solicita monitoramento em tempo integral de barragem em situação de emergência em Araxá

Empresa Mosaic Fertilizantes informou que barragem B1/B4 entrou em nível 1 de emergência nesta sexta-feira (22)

DA REDAÇÃO
ANM informou que não existem pessoas habitando na ZAS. Foto: Reprodução/Facebook/Mosaic Fertilizantes
A Agência Nacional de Mineração (ANM) solicitou à empresa Mosaic Fertilizantes o monitoramento em tempo integral para ser instalado dentro de 30 dias na área da barragem B1/B4 em Araxá. A medida foi adotada após a empresa comunicar, nesta sexta-feira (22), que a barragem entrou em nível 1 de emergência.

Foi recomendando ainda que sejam colocadas sirenes móveis na mancha de inundação tendo em vista ainda não terem implementado o sistema de alerta, cujo prazo legal é até 17 de junho.

Segundo as informações divulgadas pela ANM, a barragem de rejeitos de minério de fosfato foi construída com a metodologia de alteamento de linha de centro. A declaração de emergência ocorreu depois que empresas terceirizadas realizaram inspeção nos locais para elaboração da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). Não foi atestado a estabilidade da barragem.

O nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) não desencadeia a evacuação de toda Zona de Auto Salvamento (ZAS) projetada da barragem e também não existem pessoas habitando na área. Segundo o PAEBM, a primeira residência a ser potencialmente atingida está a 50 minutos após eventual rompimento.

Equipes de fiscais da ANM foram até a localidade para vistorias e proposição de medidas para retornar à estabilidade desse empreendimento.

A empresa informou que, embora não haja risco iminente de rompimento, as operações de beneficiamento ficam paralisadas até a próxima avaliação. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para elevar a unidade aos novos padrões de segurança definidos pela ANM.

A Mosaic Fertilizantes esclareceu, ainda, que a barragem está localizada do lado oposto à Estância Hídrica do Barreiro e que o núcleo urbano do município também não seria afetado em caso de qualquer incidente.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90